Como aumentar as vendas no seu e-commerce?

A cada dia que passa, a tecnologia do mercado virtual evolui e transformam o cenário das lojas virtuais. De acordo com um relatório divulgado pela ABComm, a receita de vendas chegaram a R$69 bilhões.

Por se tratar de um mercado com muitas oportunidades e constante aumento de visitas, as empresas entraram com tudo nesse segmento. Hoje já são mais de 450 mil lojas virtuais no Brasil.

 

Mas como consigo me destacar em um mercado onde não tenho contato direto com o consumidor final? Bem, essa que é a grande questão do segmento. Essa resposta depende de muitas variáveis, como: qual o meu público, que tipo de produto eu vendo, quais são os costumes do meu consumidor, entre outras perguntas. Mas além dessas variáveis, existem pontos que são iguais para todos os e-commerces. São eles:

 

Se preocupe com SEO

Você já se perguntou qual o motivo de os sites aparecem listados na página de pesquisa do Google? Alguma vez passou pela sua cabeça que poderia ser meio que uma competição para ver quem fica melhor posicionado?

Pois bem, é mais ou menos isso que o SEO faz, através de várias ações estratégicas ele melhora o posicionamento do seu site de maneira orgânica, sem auxilio do Google Ads, e também fornece ao seu consumidor uma experiência muito melhor.

Mas o que o Google tem a ver com tudo isso? Bom, a maioria das pesquisas, se não todas, são feitas através do Google. E ele é responsável por classificar quais são os sites que estão gerando as melhores experiências para os seus consumidores, ou seja, quanto melhor for o seu SEO, quanto melhor for a experiência que você transmitir para o seu consumidor, melhor será a sua posição orgânica na página de buscas do Google. Mas não adianta nada tentar trabalhar SEO se sua plataforma de e-commerce não te oferece os recursos necessários para isso. Contrário das demais, aqui na Bring E-commerce consideremos ter a melhor infraestrutura para SEO dentre todas as plataformas, com uma coleção de mais de 25 ferramentas que proporcionam um trabalho impecável em SEO.

 

Invista em conteúdos inteligentes

Estudo o seu público e entenda quais são os assuntos que despertam interesse nele, após isso veja quais os formatos que possuem uma aceitabilidade maior. Ou seja, utilize estratégias de Inbound Marketing no seu negócio, atraia seu consumidor final para o seu site, seja pelos produtos que você vende ou pelos conteúdos que apresenta.

Mas como posso entregar esses conteúdos para o meu consumidor? Veja, existem diversos formatos, tudo depende do comportamento do seu consumidor. As formas mais comuns de entregar esses conteúdos são por blogs de notícia, canais do YouTube, infográficos, entre outros.

Porém, antes de pensar em como vai entregar, defina qual vai ser o seu objetivo com esses conteúdos. No começo, é o momento de educar esse consumidor e fazer com que ele entenda sobre o seu produto ou serviço.

 

Não se limite à mídia orgânica

Alguns segmentos não necessitam de uma comunicação muito elaborada por conta dos produtos que são vendidos, e por conta disso, muitas vezes é interessante investir em mídia paga e links patrocinados desde o início do negócio. Assim, seu negócio sempre ira se posicionar bem nas páginas de busca e redes sociais.

Mas é como eu disse, alguns segmentos possuem essa resposta à mídia paga e links patrocinados mais rapidamente, outros segmentos devem ter uma cautela maior e atenção na hora de se arriscar nas mídias pagas, começar aos poucos e sempre fazendo testes para achar qual a melhor forma de atingir o consumidor final.

As mídias pagas e links patrocinados, podem aumentar em até 20% o tráfego do seu site. Elas estão presentes nas redes sociais, Facebook Ads e Instagram Ads, e nas páginas de busca do Google, o Google Ads. Diferente do marketing tradicional onde se gera e cria valor para marca, no e-commerce é necessário atuar com marketing de performance, que é basicamente baseado em custo por clique, ou seja, você cria um anúncio, o usuário acessa e é diretamente levado para o seu site, tendo uma conversão direta. Então este é o tipo de ação que você deve fazer, de marketing de performance.

 

Calendário promocional

Lembra que eu comentei acima para você estudar sobre o seu consumidor? Pois é, aqui temos outro ponto que é muito importante que você tenha estudado direitinho sobre o seu consumidor final, o calendário promocional do seu segmento.

É aqui que você vai fazer promoções com datas que o seu consumidor se identifica e com datas comuns de promoção como Natal, Black Friday, Cyber Monday, entre outros.

Por se tratar de datas onde o seu consumidor se identifica, é muito importante que você fique atento para não perder nenhuma data, afinal são nesses dias que você pode ter um aumento significativo de vendas.

 

Fique atento ao seu atendimento com o cliente

A cada dia que passa os consumidores de lojas virtuais ficam mais exigentes, por isso se preocupe com tudo, mas principalmente com o atendimento que você está oferecendo ao seu consumidor. Disponibilize mais de um canal de comunicação e sempre interaja com ele nas redes sociais, respondendo comentários, curtindo fotos.

Ao fazer isso, você gera uma lembrança de marca com o consumidor e assim você mantém uma relação mais próxima com esse consumidor. Com isso, você tem chances de aumentar cada vez mais suas vendas.