Marketplace: Vale a pena ou não?

Não é novidade para ninguém que o mercado digital no Brasil está cada vez maior e com mais diversidade. Segundo estimativas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento estimado para as vendas no varejo digital é de R$ 79,9 bilhões de reais em 2019.

Para conseguir fazer parte dessa constante evolução do mercado, muitos lojistas optam por divulgar seus produtos, além de nos próprios e-commerces, em plataformas de Marketplace. Mas por quê?

Os Marketplaces, atualmente, possuem funções que vão muito além de ser apenas uma plataforma de vendas. Devido o alto índice de tráfego na plataforma, muitos lojistas buscam esses Marketplaces para divulgar seus produtos em um alcance maior, o que consequentemente diminui alguns gastos, como o de divulgação, por exemplo. Além de diminuir gastos, essas plataformas necessitam um baixo investimento para começar a divulgar seus produtos nela, normalmente cobram uma mensalidade e uma comissão a cada produto vendido.

Um dos diferenciais de uma plataforma de Marketplace, é que essa plataforma muitas vezes já possui um sistema de logística integrado, onde o lojista não se preocupa com nada além de seus produtos. Tudo fica centralizado em um sistema de gestão em uma plataforma só, onde o lojista consegue realizar tudo, desde emitir as etiquetas de cada pedido até mostrar o rastreio da mercadoria.

Com o crescimento do cenário digital no Brasil, os consumidores ficam cada vez mais exigentes, principalmente quando estamos falando de itens de consumo próprio. Um dos pontos a se atentar é a agilidade do atendimento e entrega dos produtos, por isso entenda o seu consumidor e veja qual a necessidade dele em relação aos seus produtos. Após isso, se preocupe em entender como funcionam os processos dentro do seu negócio e perceber onde é possui otimizar, assim você muitas vezes consegue reduzir seus custos e melhorar a experiência passada para o seu consumidor. Mas quais são alguns pontos nesse processo interno que devo me atentar? Bom, sua plataforma oferece controle de estoque? Informativos sobre processos de picking (separação e preparação dos pedidos) e packing (envio)? Se preocupe em sempre manter o seu consumidor informado de todos os processos que acontecem na plataforma, independente se seu consumidor seja o público final ou o lojista que está divulgando produtos na sua plataforma.

Quando se tem uma plataforma de Marketplace, muitas vezes trabalhamos com dois públicos alvos, os lojistas e os consumidores finais. Por isso, sempre se preocupe com os dois lados da moeda, com os que estão vendendo e com os que estão comprando.