Qual a importância dos Marketplaces?

Muitos empreendedores acreditam que por ter um e-commerce bem estruturado, com um planejamento de marketing digital redondo, não é necessário fazer muita coisa a mais. Porém, se você não possui seus produtos em um dos vários Marketplaces do mercado, como um canal de vendas alternativo na sua estratégia, é melhor começar a repensa-la.

Uma plataforma de Marketplace, é onde os pequenos e médios negócios se juntam com os grandes, e vendem seus produtos lado a lado em um só canal de venda. Canal esse que passa mais credibilidade, possui um alto tráfego de consumidores e não necessita de uma gestão completa, apenas um monitoramento para acompanhar o desempenho das vendas. É isso mesmo que você leu, já pensou em vender e só se preocupar em acompanhar o fluxo dessas vendas? Em plataformas de Marketplace isso é possível e vou te explicar o por quê.

 

 

Hoje em dia, para se vender no mercado virtual é necessário uma junção de diversos fatores, que quando somados resultam em uma venda. Já pensou que bom seria se todos esses fatores estivessem em um só canal de vendas, onde você não se preocupa com quase nada? É isso que os Marketplaces fazem hoje, oferecem um canal extra de vendas, com uma boa credibilidade, gerando mais visibilidade aos seus produtos e tornando com que as chances de fidelização dos seus consumidores aumente sempre.

 

Mas por quê é importante estar presente em uma plataforma de Marketplace?

Bem, muitos dizem que os Marketplaces são a porta de entrada para a fidelização dos clientes em seu próprio e-commerce. Através de uma boa experiência causada por uma compra no Marketplace, as chances desse consumidor realizar a segunda compra na sua loja virtual é grande e assim as coisas vão acontecendo, até que você consiga fidelizar esse cliente.

Mas esse não é o único ponto bom dos Marketplaces, por se tratar de uma plataforma que agrega diversas marcas de diversos tamanhos, a visibilidade que ela gera para a sua marca é muito grande. Fazendo com que muitas vezes você economize com publicidade por ter essa alta visibilidade em um Marketplace.

 

E como escolher a plataforma certa para colocar meus produtos?

Aqui entra toda a parte de estudo de mercado que deve ser feita. Primeiramente você deve ter um público alvo definido e ver quais são as plataformas que eles estão mais presentes, depois de ter feito isso busque pelas plataformas mais consolidadas. Assim, seu consumidor vai ter confiança de que seu negócio é sério, de que ele irá receber uma boa experiência ao comprar seu produto através do Marketplace que estiver pesquisando produtos, sem contar que por se tratar de diversas marcas em um só local, você vai estar ajudando o seu consumidor a centralizar todas as comprar em um só canal.

Outro benefício que os Marketplaces trazem é a diversidade de integrações que ele pode oferecer para o seu negócio, tornando sua estratégia em uma estratégia omnichannel.

Nessas plataformas, todos os tipos de empresa, independente do tamanho tem possibilidades maiores de realizar vendas recorrentes, sem ter preocupação alguma com gestão ou manutenção da plataforma. É como comentei antes, a única preocupação vai ser com o fluxo de vendas que sua marca vai fazer.

Se você não possui seus produtos em um Marketplace, não perca mais tempo e invista em um, assim você vai ter dois canais de vendas e se preocupar com manutenção de apenas um, parece bom né? A Bring oferece soluções que atendem os dois lados desta história. A plataforma de e-commerce tradicional, para a loja virtual se integrar com todos os marketplaces e também a própria plataforma de marketplace, para quem precisa receber diversos lojistas que vão vender para o cliente final.