3 Maneiras de mostrar a qualidade do seu produto na internet

3 Maneiras de mostrar a qualidade do seu produto na internet

Quando as pessoas compram em uma loja, elas gostam de sentir o tecido, de checar se o material é de boa qualidade, de sentir o cheiro de novo, de plástico, testar a resistência do material com suas próprias mãos e tudo que concerne aos velhos hábitos da compra. Na internet, você não pode proporcionar esse tipo de interação. Ou você pode?

São vários os fatores que garantem a venda. Atingindo o público alvo, estabelecendo uma relação confiável, criando senso de urgência… mas a qualidade do produto é algo mais soberano.

Na internet, as pessoas não conseguem tocar, sentir ou cheirar o seu produto ou serviço, mas aqui seguem três maneiras de você driblar a mente do consumidor para que eles consigam “sentir a qualidade”:

1) Fazer a atenção se voltar aos detalhes;
2) Oferecer “A” novidade, ou seja, algo muito recém lançado, de forte apelo comercial;
3) Dar um apelo de requinte e luxo ao produto.

1) Fazer a atenção se voltar aos detalhes:

As pessoas sabem que produtos que são feitos sem um critério rigoroso de qualidade são muito mais propensos a virem com defeitos. Por isso que diversas empresas focam suas propagandas nesse ponto, para que as pessoas sintam que suas qualidades são inabaláveis, ímpares.

Mesmo se você não tiver imagens e videos que passem esta mensagem, você precisa prestar atenção nos detalhes da comunicação que você utiliza. E por falar nisso, dê uma olhada nessas palavras abaixo:

– Feito a mão
– Trabalho artesanal
– Feito em casa
– Feito por encomenda
– Sob medida

Estas palavras, todas elas fazem as pessoas se atentarem aos detalhes. Isso gera aquele apelo nostálgico de que é algo feito como era “nos bons tempos”, dando uma impressão de que a marca se orgulha pela qualidade nos detalhes.

Por duas vezes na semana, eu tive contato com a palavra “artesanal”, usada para lançar o mais improvável dos produtos.

Recebi um e-mail de uma agência de viagens, intitulado “Experiências artesanais”.

Você consegue imaginar um artesão em seu avental, meticulosamente forjando um itinerário de viagem? No entanto, “artesanal” dá a mensagem de uma autenticidade, aquele ar personalizado.

Eu vi um título semelhante em um site que vendia layouts prontos para sites e chamada era: “Templates artesanais para blogueiros profissionais.”

Nem todos sabem, mas esses tipos de templates são de fato manualmente codificados por programadores e sendo assim faz todo o sentido.

A imagem mental que usei de exemplo, de um artesão em seu avental, meticulosamente forjando um produto virtual, mostra como qualquer produto pode ser artesanal. Isso gera um poderoso gatilho mental, por isso, nossa primeira dica.

2) Ofereça o último lançamento!

Velhas táticas e estratégias de marketing e vendas do varejo físico ainda funcionam com a mesma potência no universo digital.

Basta saber utilizar na hora certa, no produto certo.

Use termos como:

– Edição Limitada
– Peças numeradas
– Lançamento exclusivo
– Somente 100 peças
– Importação exclusiva

“O mais recente” implica que o seu produto está à frente dos outros, por isso possui melhor qualidade. Implica também um senso de urgência; “Último Lançamento” não é apenas uma inferência da qualidade, mas também uma inferência tempo e sensibilidade.

3) Dê um apelo de luxo ao seu produto:

Todos nós sabemos que produtos luxuosos são sinônimos de extrema qualidade. Se você pensar numa Mercedes Benz nova, a última coisa que você vai associar é com ela dando problema ou encostada numa garagem tomando pó. Você associar à luxo, estilo de vida, o conforto no meio da estrada, prazer, status…

Aqui seguem algumas palavras que podem ser relacionadas para associar luxo ao produto:

  • Requinte
  • Elite
  • Luxo
  • Sofisticação
  • Bom gosto
  • Qualidade
  • Único
  • Exclusivo
  • Querido pelas celebridades

E qualquer outra palavra que combine com contexto do seu produto.

Não importa o produto que você vende. Se ele existe é porque alguém acreditou nele quando o inventou e se ele tem procura, ele tem como ser trabalhado de diversas formas. Use a criatividade, tente pensar em como este produto te despertaria atenção caso você estivesse passeando em um shopping e o visse numa vitrine.

Para demonstrar qualidade de um produto, mesmo sem os seus consumidores poderem “sentir a qualidade”, mostre atenção pros detalhes, mostre que é novo, mostre porque ele é o melhor.

Você pode trabalhar estas 3 dicas combinando boas imagens em alta resolução, colocando descrições que reflitam o porque o seu cliente não vai conseguir viver sem este produto, um título impactante, um exemplo de alguém importante que utilize, um bom vídeo, ou se possível terceirize este trabalho contratando uma agência de Marketing Digital.

Mas não deixe de se atentar à estes detalhes. É um breve insight de como trazermos estas questões físicas ao mundo virtual e sempre que possível façam o exercício de criação de gatilhos mentais que chamem mais atenção às vendas da loja virtual.

Mão na massa e boas vendas!