Quem nunca ouviu falar sobre SaaS vem aqui que a gente te conta o que é:

blog_posts

Saas é a abreviação de Software as a Service, em português, Software como Serviço. Como popularmente conhecemos o SaaS?

De várias formas o Saas faz parte de nossas vidas, seja na utilização do iTunes, Spotify Premium, Google Drive, Plataformas de E-Commerce como nós da Bring, meios de pagamento como o Paypal, e muitos outros. Há uns 15 anos atrás, as empresas geralmente pensavam duas vezes antes de adquirir um software de gestão empresarial, por exemplo, devido ao fato de ser muito difícil de implementar e customizar os softwares dentro da própria empresa. O SaaS veio para tornar a vida das pessoas muito mais fácil, oferecendo serviços na nuvem, sem a necessidade de instalar nada no seu computador. Basta ter uma conexão com a internet para acessar os melhores serviços pessoais e profissionais on-line, sem burocracia ou demora.

Antigamente, para ter acesso a um software, era preciso comprar a licença de uso, receber o CD de instalação do fornecedor, adquirir toda uma infraestrutura de TI que desse suporte ao software e esperar que ele não ficasse obsoleto tão rapidamente (o que raramente acontecia).

Como alternativa a essa situação, que deixava muitas empresas infelizes com o uso de softwares, surgiu o SaaS, que nada mais é do que um software mais leve e intuitivo hospedado em servidores on-line, dispensando todos os investimentos em servidores físicos, integração de redes e suporte constante.

Lá no início demos alguns exemplos de SaaS que usamos diariamente, quase sem perceber. Google Drive por exemplo, serve para armazenar documentos na nuvem, Paypal para realizar pagamentos on-line e iTunes e Spotify para ouvir músicas sem precisar tê-las no seu computador ou dispositivo móvel.

A partir desses usos, podemos perceber os benefícios que o SaaS traz para nossas vidas, mas e para as empresas? Quais são os benefícios trazidos por ele?

  • Custo reduzido, já que você não paga a licença de uso do software, mas uma mensalidade;
  • Dispensa a instalação de servidores internos, redes e uma equipe de TI dedicada;
  • As atualizações do software são de responsabilidade do fornecedor, que as transmite para todos os usuários, sem exceções;
  • Disponibilidade dos dados dentro e fora do escritório, já que você pode acessar o software pelo smartphone ou tablet;
  • Maior segurança para os dados, que passam por criptografia e estão a salvo de acidentes e falhas humanas;
  • Compartilhamento de informações facilitado, com ou sem troca de e-mails;
  • Configuração de níveis de acesso para que cada usuário tenha contato apenas com a informação que lhe compete;
  • Maior produtividade para sua equipe, pois o software é leve e não compromete a memória do computador;
  • Melhoria no atendimento ao cliente, com recuperação de informações ágil e precisa, por meio de filtros e menus.

O SaaS é uma tendência que chegou para ficar nos mais diversos mercados, inclusive no comércio eletrônico. Plataformas como a Bring permitem que você gerencie sua empresa de maneira intuitiva e ágil, melhorando o desempenho das vendas e do crescimento contínuo da sua empresa na internet!