E-Commerce B2B, dicas para otimizar sua plataforma!

E-Commerce B2B, dicas para otimizar sua plataforma!

No cenário moderno de compras on-line, o comércio eletrônico tem-se desenvolvido drasticamente, tanto em B2B, bem como segmentos B2C. As coisas mudaram drasticamente nos últimos anos e agora parece que o comércio eletrônico B2B até possui uma vantagem sobre o B2C. Isso ocorre porque entre as empresas B2C,  o comércio eletrônico é agora uma estratégia comum adotada, já no segmento B2B esta é uma tendência em amadurecimento e parece estar ganhando alturas.

Aqui estão alguns desafios que qualquer e-commerce B2B enfrenta. Certifique-se também de alinhar alguns pontos caso sua operação seja desta natureza:

Preço baseado no volume de venda

Diferente das empresas B2C, empresas B2B possuem uma estrutura de preços baseado no volume transacionado. O preço dos produtos muda de acordo com o volume de produtos vendidos. Portanto, isso resulta em problemas com sistemas de processamento e torna praticamente obrigatório a utilização de uma plataforma preparada para B2B que permita descontos com base na quantidade diferenciada, de perfil atacado. A plataforma Bring utilizada pelas empresas B2C possui uma extensão que pode ser adquirida em qualquer momento de uma operação simples de varejo, que tornará a plataforma também uma operação B2B.

Mantenha relações saudáveis com os clientes

Em uma operação B2B, sempre temos que ficar bem atualizados com todos os dados sobre as contas e as informações de cada cliente. No caso de haver qualquer cliente que está atualmente inativo, a empresa deve ainda possuir uma estratégia de acompanhamento e informações completas sobre o cliente, por muitas razões interessantes. A melhor maneira de implementar isso é realizando uma integração de CRM com a plataforma de comércio eletrônico da empresa. Softwares de CRM podem ajudar a empresa a gerenciar os dados de contas de clientes, informações e comunicações. Isso permite que a empresa a acelere os seus serviços para o cliente e reduza despesas gerais. Portanto, esta é também a razão que muitas empresas B2B optam por desenvolvimento de comércio eletrônico com a integração de CRM para seus negócios. Essas integrações podem agilizar os processos de negócios e torna mais fácil para até mesmo para suas empresas parceiras ou associadas a trabalhar junto com ele.

Permitindo fácil pesquisa e manutenção de grandes linhas de produtos

Muitas empresas de comércio eletrônico de grande porte oferecem uma série de linhas de produtos que são também de diferentes fabricantes. A gestão destas linhas de produtos devem permitir a fácil pesquisa para os clientes para que eles possam facilmente descobrir o produto desejado a partir de uma vasta coleção de produtos disponíveis na loja e, além disso, comparar os seus preços e características, é realmente uma tarefa muito difícil e complicado. Assim, com um negócio B2B trabalhando com grande base produtos deve optar por soluções de multi-lojas, com fácil recurso de pesquisa ativado. Isso pode resolver os desafios de várias linhas de produtos, diferentes marcas e produtos que procuram as empresas B2B. A plataforma Bring possibilita estas aberturas das multi-lojas, gerenciáveis pelo mesmo painel da loja matriz.

Soluções otimizadas em Envios/Frete

É necessário se certificar de que seus clientes estão satisfeitos com seus serviços, especialmente com os serviços de entrega. Os produtos devem chegar a tempo, a fim de promover a satisfação e fidelização do cliente na loja. Assim como no B2C, um negócio B2B também deve se preocupar com o pós venda. Para isso é interessante integrar a loja virtual aos Correios e transportadoras. Na plataforma Bring, a integração com os Correios já é um recurso nativo e algumas transportadoras já fornecem integração com nossa plataforma. Além disso, nossa plataforma também pode receber integração de algum software de envio personalizado.  Mas só com os recursos nativos da plataforma Bring, já é possível obter informações precisas dos preços de produtos baseados em impostos e outros encargos e pode-se colher informações precisas de entrega para o cliente. A plataforma Bring também é capaz de lidar com todo o processo de atendimento de pedidos incluindo a ordem de rastreamento para permitir aos clientes localizem o status de seu pedido durante todo o processo. No caso, se o cliente pertence a algum outro país do que a empresa atuante, nossa plataforma também é capaz de calcular o preço dos produtos, incluindo com precisão os montantes de envio e impostos em moeda estrangeira também.

Experiência do usuário deve ser amigável

Temos muitos casos no B2B online brasileiro em que a empresa demonstra seus produtos e suas condições meramente similares às visões de loja que o B2C pratica. Quando uma empresa B2B está disposta a ficar à frente da concorrência, certamente ela investe tempo em customizar sua frente de loja B2B com foco em aspectos de fácil utilização, dando aos seus clientes uma navegação mais intuitiva e em sinergia com a necessidade do usuário. Não basta somente pensar em configurar os estoques para quantidades especiais, configurar os atributos de produtos de acordo o perfil atacado, é necessário se colocar na posição de comprador e imaginar e implementar como ficaria mais fácil de achar e comprar o seu produto. Pense em seu site como um grande “self-service” para distribuidores, onde o fornecedor fornece flexibilidade de acordo com as suas necessidades. Também é sábio configurar os métodos de pagamento flexíveis que permitam que as empresas clientes façam grandes encomendas que podem ser pagos mais tarde. Assim, a criação de experiências de usuário torna-se amigável para satisfazer os clientes  que  acabam tornando sua empresa B2B mais competitiva.

Está pensando em entrar no e-commerce como distribuidor? Vender atacado? Somente para clientes cadastrados? Fale com a gente! Temos soluções B2B e B2C para todos os perfis de empresas! Conte com a Bring.