POR QUÊ DEVO VENDER EM UM MARKETPLACE?

O planejamento de um e-commerce é algo muito amplo, existem diversos fatores que juntos fazem com que a sua loja entre em operação. Feito isso, é hora de determinar quais são as principais demandas e onde se deve investir. Posts patrocinados? Google Adwords? Um novo canal de venda? Um Marketplace talvez?

 

Bom, uma estratégia de comunicação bem feita pode trazer ótimos resultados para o seu negócio, mas já pensou em aumentar seus canais de venda e consequentemente divulgar sua loja para mais consumidores? Essa pode ser uma estratégia melhor, vamos ver o por quê.

 

Quais serão as vantagens de vender em um Marketplace?

Antes de explicarmos quais as vantagens, vamos apenas lembrar o que é um Marketplace. Um Marketplace, nada mais é que uma plataforma que hospeda diversas lojas em um mesmo site, onde a plataforma não precisa se preocupar com o estoque de produtos, ela apenas hospeda as lojas, e elas próprias se responsabilizam pelos estoques.

 

Aumente suas vendas.

Antes de tudo, estude e procure entender qual o público que compra no Marketplace, qual o segmento dele e qual seria o produto com maior potencial de vendas. Feito isso você pode começar a vender em um novo canal de venda, e consequentemente aumentar suas vendas.

 

Se prepare para ter novos consumidores.

Por se tratar de uma plataforma onde diversas lojas podem vender seus produtos, você tem a possibilidade de atingir sempre novos consumidores, visto que cada loja levará pessoas novas sempre para comprar por um canal de venda alternativo.

Mas não se esqueça do seu e-commerce próprio, use o Marketplace para realizar a primeira venda de novos consumidores. Após feita essa venda, se preocupe com a experiência que o consumidor vai ter independente da venda ser feita pelo Marketplace, mande uma carta agradecendo a compra e chamando atenção para a sua própria loja, as vezes até mande um cupom de desconto válido apenas no seu site.

 

Baixo investimento inicial.

Para vender em um Marketplace, o custo de investimento é menor. Será necessário um capital de giro inicial para vender, e muitas vezes ter a possibilidade de receber o retorno de forma parcelada. Caso não tenha essa possibilidade, é possível antecipar os pagamentos.

 

Infraestrutura oferecida.

Além de um baixo investimento inicial, as plataformas de Marketplaces muitas vezes oferecem diversas integrações que facilitam, e muito, os processos operacionais da sua loja. Integrações como cálculos de frete, meios de pagamento, serviços de envio e muitas outras integrações.

Consulte muito bem as integrações oferecidas para as plataformas antes de começar a vender em alguma delas.

 

Custo por venda.

Diferentemente de investir em marketing pago, onde você coloca dinheiro sem ter a certeza de um retorno, o investimento em um Marketplace é diferente.

Em um Markeplace, você sabe quando vai gastar por cada venda. Assim, você consegue fazer um planejamento mais assertivo em relação aos novos produtos e estratégias planejadas.

 

Maior divulgação.

As plataformas de Marketplace investem bastante em SEO e links patrocinados para direcionar as vendas online pela própria plataforma. Logo, seus produtos tem uma maior visibilidade no mercado de e-commerce.

 

Relatórios de mercado.

Por fim, mas não menos importante, chegamos aos relatórios que os Marketplaces enviam constantemente para as lojas que ali vendem. Mas como são esses relatórios?

Os Marketplaces oferecem às lojas relatórios com dados de mercado e análises da próprias plataforma, são documentos com extrema relevância para o planejamento futuro do seu negócio.