Madrugada é o horário nobre das fraudes no e-commerce

Fraude-e-commerce

Percebeu que muitas compras na sua loja de e-commerce são realizadas de madrugada? Tome cuidado pois esse é o horário preferido dos fraudadores. A dica foi dada por executivos do Walmart durante evento sobre e-commerce realizado em São Paulo esta semana.

De acordo com a empresa, o maior número de tentativas de fraude costuma ocorrer entre as 3:00 e 4:00. Os horários batem com estudo realizado pela Serasa Experian ano passado, revelando que os fraudadores do e-commerce atacam geralmente entre à 1:00 e 5:00. Segundo a empresa, procedimentos que denotam golpe são várias compras ou tentativas de compras ao longo do dia, assim como uso de e-mails que não contenham nome ou sobrenome do consumidor.

A principal fraude cometida hoje no e-commerce é o chargeback, em que o estelionatário utiliza os dados de cartão de crédito roubados. Quando o dono legítimo descobre que seu cartão foi usado de forma indevida entra em contato com a operadora, que estorna o valor, deixando o varejista sem o produto e o pagamento.

Outra situação comum é o próprio dono do cartão agir de má fé e pedir o estorno junto à operadora após a compra.

De cada 1.000 compras que acontecem no e-commerce no Brasil, três são fraudes. Apesar dos números parecerem baixos, são uma das principais causas de prejuízos no varejo online.

Veja abaixo algumas dicas para evitar prejuízos com esse tipo de fraude:

1. Durante a madrugada, estipule o boleto bancário como única forma de pagamento.

2. Cheque o cadastro dos clientes e mantenha um histórico para bloquear fraudadores.

3. Verifique os e-mails. Endereços que não contém nome ou sobrenome são os mais usados pelos fraudadores.

4. Utilize um certificado digital para codificar as informações de transação e garantir que os dados de cartão de crédito dos clientes não sejam roubados.

5. Invista em medidas de segurança e proteção aos dados dos consumidores e comunique isso na loja.

A plataforma de e-commerce da Bring oferece uma série de recursos para evitar fraudes. Conheça estas e outras funcionalidades no nosso site: www.bring.com.br