8 dicas para ranquear melhor o seu site.

Qualquer um que já leu sobre SEO sabe bem que o Google é bem rigoroso com o ranqueamento de sites, fazendo com que os profissionais de marketing se esforcem muito para chegar na, tão desejada, primeira página.

Por mais que existam mais de 200 métricas diferentes, nem todas são divulgadas. Mas há certas especificações que são conhecidas entre os profissionais de marketing digital, que fazem com que a posição dos sites fique melhor.

Conheça quais são os oito fatores de ranqueamento essenciais para posicionar seu site!

  • TAGs de impacto direto são fundamentais.

O Title deve apresentar a palavra-chave o mais à esquerda possível com, no máximo, 65 caracteres. Já o H1 deve, obrigatoriamente, conter a palavra-chave.

  • Produção constante de conteúdo.

A produção de conteúdo é muito importante para o ranqueamento do seu site.

Dessa forma, adicionar palavras-chave não é tudo, é necessário também que o site produza informações úteis e que realmente atendam aquilo que os usuários buscam.

  • Como distribuir as informações no site?

A arquitetura da informação (hierarquia de Departamentos > Categoria > Subcategorias) deve estar muito bem estruturada para facilitar a navegação do usuário e o ranqueamento de páginas vinculadas ao site.

  • Mais planejamento e menos ação

O trabalho de SEO não é um serviço que apresenta retorno muito rápido, esse resultado vem de médio a longo prazo. Assim pode ser que um site demore cerca de um ano para chegar ao topo.

Por isso, planeje muito bem antes de montar um site, assim você não precisa refazer tudo novamente.

Logo, se alguma página for criada com algum intuito temporal, o planejamento de SEO é essencial para um bom ranqueamento assim que for veiculado.

  • Os backlinks influenciam no ranqueamento?

Os backlinks são de extrema importância para o ranqueamento do site.

Para que esses backlinks realmente façam efeito, eles precisam estar alinhados. Por isso, é muito importante que você faça sempre uma análise, verificando a qualidade desses backlinks.

Já existem ferramentas que avaliam a relevância e qualidade dos blacklinks.

  • Versão mobile é essencial para um bom ranqueamento.

Uma versão responsiva do seu site é muito importante para o seu ranqueamento.

Se preocupando sempre com uma experiência satisfatória para o seu consumidor, o Google destacou recentemente que esse critério será usado como prioridade no ranqueamento.

  • Certificado HTTPS é muito importante

Recentemente, o Google divulgou que o fator de adesão do protocolo HTTPS na internet tem grande importância, graças a esse certificado os usuários conseguem fazer transações online mais seguras.

  • Não podemos descartar as TAGs de impacto indireto.

Podemos usar as TAGs de impacto indireto como a Meta Description e a TAG Alt.

A Description, por exemplo, não impacta diretamente no posicionamento, mas em CTR (taxa de clique), por isso se deve usar 156 caracteres no máximo.

Por outro lado, a TAG Alt nas imagens pode influenciar a performance da página, pois, por meio dessa marcação, o Google é capaz de interpretar o conteúdo das imagens e avaliar se são relevantes.

Agora que você já sabe os 8 fatores de ranqueamento inicial, é hora de planejar o conteúdo do seu site.