Resumidamente, o marketplace é um site que vende diversos produtos e serviços, reunindo várias empresas em um ambiente só.
Os marketplaces são gerenciados por uma plataforma que arca com todo o desenvolvimento da interface, criação do modelo de negócio, divulgação e crescimento do número de consumidores. As empresas inseridas, portanto, precisam se cadastrar, pagar as taxas necessárias e cuidar da sua área e ofertas de produtos.
Para quem tem uma loja virtual, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade diferente para reforçar as estratégias de vendas.
Interessado? Então, acompanhe os parágrafos a seguir e não perca a oportunidade de crescer ainda mais a sua empresa!
1- Utilidade para marca
Estruturar uma loja virtual não é uma tarefa fácil. E, por mais que você tome as decisões certas, é necessário ter paciência e esperar os resultados. Quando a integração entre loja virtual e marketplace é feita, esse processo é otimizado.
Ao mesmo tempo que a marca expõe seu produto, o marketplace também se torna outro canal de exibição da marca.
A nossa plataforma de e-commerce, a Bring Magento, já vem integrada com os principais marketplaces:
2- Divulgação da Marca
Após desenvolver uma loja virtual, é necessário realizar a divulgação do site para atrair visitantes e converter essas visitas em vendas.
Com a integração no marketplace, essa divulgação ganha ainda mais consistência e acaba gerando mais fluxo de conversão do produto ou serviço, uma vez que a marca estará sendo divulgada tanto no site da marca quanto no marketplace.
3- Dados da Plataforma
Um ponto muito importante dos marketplaces, é o costume que eles tem de oferecer os dados de venda e desempenhos na plataforma. Para uma estratégia bem feita essas informações são de extrema importância para melhorar o desempenhos de vendas. Conseguindo planejar ações futuras e a precificação de produtos e serviços com mais objetividade.
4- Compatibilidade com outras ferramentas
Muitas lojas pensam que ao aderir um marketplace, não será possível utilizar ferramentas de otimização de resultados, como CRMs, gateways de pagamentos, entre outros. Porém, isso não é verdade, os marketplaces não possuem essa limitação. Os empresários vão continuar podendo consultar tanto as informações das ferramentas de otimização quanto os dados oferecidos pelo marketplace.
5- Aumento de conversões
Com todos os mecanismos funcionando bem, os marketplaces se tornam um canal que atrai um bom volume de consumidores para o site da própria marca. Quanto maior for o número de produtos e maior for a divulgação, maior a chance de conversão.
6- Segmentação de público
Com uma exposição maior de seus produtos ou serviços, a possibilidade de aumentar o número de consumidores e públicos distintos é maior do que quando se atua apenas com um site. Isso faz com que sua base de consumidores aumente cada vez mais.
Esses fatores não são bons apenas para as vendas, mas sim para toda a empresa. Todos os fatores fazem com que as marcas busquem sempre inovar para atender a nova demanda, assim buscando sempre o maior desenvolvimento da marca.