Em época de pandemia, o setor de e-commece tem vários desafios e oportunidades para crescer, pois assim como em outras crises financeiras, as vendas pela internet tendem a aumentar. No Brasil, 71% da população está fazendo mais compras pela internet. Mas, isso não significa que todos os segmentos sairão ganhando, já que o perfil de consumo durante a crise é muito diferente.
Um levantamento feito por uma empresa de segurança digital mostrou quais são as áreas de e-commerce que mais cresceram no país até o momento com a crise do novo coronavírus. Os resultados são um pouco mais surpreendentes do que o que todos esperavam. O setor de maior crescimento foi o dos brinquedos, com alta de 643,05% nas vendas.
O grande pico foi logo depois de grande parte das escolas e creches anunciar o fechamento, mostrando que os pais rapidamente apelaram para a internet para manter os filhos entretidos.
Logo em sequência, vem o mais esperado: supermercados. Como é um dos únicos locais onde ainda há aglomeração de pessoas, os mercados se tornaram um local perigoso. Além disso, as filas estão grandes e alguns produtos em falta nas prateleiras. A grande oportunidade para os supermercados online finalmente deslancharem no Brasil. E ela foi aproveitada, tendo em vista que as compras cresceram 448,09%.
A necessidade de manter a boa forma física mesmo sem sair de casa colocou os artigos esportivos na terceira colocação dessa lista. Com crescimento de quase 188%, o grande destaque ficou por conta dos equipamentos para exercícios caseiros. Outra oportunidade aproveitada, já que várias marcas e lojas esportivas fizeram campanhas baseadas no assunto.
O entretenimento vem na quarta posição da lista, representado pelos jogos online. Com mais tempo em casa, o tédio toma conta e muita gente busca descobrir novos jogos. Além disso, outro motivo para o crescimento nas vendas é o número de promoções que as desenvolvedoras vêm oferecendo aos gamers durante a quarentena. Tudo isso resultou em um crescimento de 58,46%.
Por outro lado, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostrou que a venda online de games físicos diminuiu 37%. A editora de tecnologia do site Guia55, Daniele Padrão, acredita que isso se deve às mudanças comportamentais observadas durante a quarentena, já que quando o assunto é lazer, todos querem de maneira imediata enfrentar o tédio, o que aumenta as vendas de jogos em mídia digital e diminui a procura por mídias físicas.
Outro setor presente na lista dos que mais cresceram é o de delivery. Além de ser, atualmente, a única maneira de comer refeições de restaurantes, esse aumento também se deve ao fato de muitas empresas relacionadas à alimentação estarem realizando entregas pela primeira vez, visando diminuir os prejuízos causados pelo fechamento dos estabelecimentos.