O uso eficaz de mídias sociais no marketing de e-commerce

As redes sociais são ferramentas poderosas e fundamentais para um e-commerce. A capacidade de não apenas direcionar os compradores para um novo produto ou uma oferta arrasadora, mas também engajar com tais compradores  e criar um senso de comunidade, é incrivelmente útil.

Uma presença completa na mídia social também inclui vendas diretas por meio de alguns canais de vendas, além de permitir que os clientes compartilhem produtos e compras recentes com amigos e seguidores por meio de um único clique, aumentando ainda mais o alcance da sua marca.

Embora às vezes seja difícil mensurar os retornos sobre os aspectos indiretos do uso de redes sociais, como o engajamento com seguidores, esses componentes ajudam a criar fidelidade à marca e dão ao seguidor um senso de comunidade. Quando se trata de lidar com questões de atendimento ao consumidor, essas interações de mídia social são importantes para reter clientes e demonstrar um compromisso com a solução de problemas dos mesmos.

Algumas considerações básicas

Assim como a mídia social se transforma em uma vitrine do e-commerce, essa vitrine precisa destacar uma presença social. Investir uma boa quantidade de tempo na criação de postagens de qualidade para uma ou várias redes não é eficaz se os compradores não forem direcionados e incentivados a seguir a marca nestas redes sociais. Use os ícones de mídia social na parte inferior de cada página da Web e forneça links para que os visitantes possam compartilhar produtos com seus amigos.

Também é importante ter uma estratégia antes de entrar de cabeça nas mídias sociais. Começar com apenas alguns canais é preferível para novos negócio. Criar um tom consistente que reflita a atitude do negócio também ajuda, alinhado à mensagem que a marca deseja passar. Tanto a pesquisa quanto a intuição desempenham um papel na estratégia de mídia social porque as postagens são baseadas principalmente em conversas. 

Determine onde o tempo e o esforço investido em mídias sociais serão mais eficazes. Aproveitar o planejamento para adicionar fotografias de produtos de alta qualidade e um logotipo comercial aos campos de imagem e fundo das contas das redes sociais também ajudará a unificar a marca e criar uma presença consistente e mais próxima ao seguidor e/ou cliente.

Aumentando o número de amigos e seguidores

Aumentar o número de seguidores uma página ou conta em rede social deve ser uma prioridade. Quanto mais pessoas veem postagens, mais eficazes elas são. Oferecer aos fãs da sua marca conteúdos relevantes ao nicho, ajuda a aumentar a base de seguidores, pois as pessoas compartilham postagens que consideram interessantes.

Ocasionalmente, pedir aos seguidores atuais para compartilhar conteúdo também pode ajudar, contanto que as solicitações não sejam muito frequentes ou agressivas. Oferecer aos clientes atuais e potenciais um incentivo para seguir suas contas é outra estratégia útil, e que é facilmente colocada em prática com as ferramentas certas.

Posts promocionais

Uma das questões mais básicas – e cruciais – que precisam ser perguntadas é por que a promoção está sendo conduzida e qual o seu objetivo final. Uma liquidação voltada para a queima de estoque terá uma abordagem diferente, e metas diferentes, do que uma voltada ao lançamento de um produto ou para recompensar clientes recorrentes com um pequeno incentivo.

Uma maneira de recompensar os clientes sem perder muito na margem de lucro da sua venda é fornecer a opção de pré-encomenda de um produto novo, bem como descontos modestos em tais ofertas. Tornar a promoção disponível apenas para uma ou algumas redes sociais fará com que esse esforço de marketing se destaque e ofereça aos clientes uma sensação de exclusividade – uma ferramenta poderosa para as empresas.

Outra maneira de se concentrar na exclusividade é ter as chamadas flash sales, ofertas extremamente limitadas que duram alguns dias ou apenas algumas horas. Promover a velocidade com que o evento de venda terminará e os descontos a serem obtidos é uma boa maneira de estimular os consumidores a comprar sem ter que reduzir a receita a longo prazo.