Por que sua loja de comércio eletrônico precisa de um aplicativo para dispositivos móveis?

O mobile mudou permanentemente o cenário do marketing e as formas como as empresas e os consumidores interagem. Quase metade de todas as pequenas empresas tem uma presença em dispositivos móveis e 25% daquelas que não pretendem criar um aplicativo competem com as que fazem isso. Essa mudança transformadora se deve em parte às vantagens que o mobile oferece aos consumidores e às empresas.

Por exemplo, uma empresa costumava esperar que os clientes aparecessem em sua loja (ou site) e navegassem ativamente em seus produtos. Os dispositivos móveis permitem que os compradores se conectem com suas marcas e empresas favoritas a qualquer momento, de praticamente qualquer lugar, e permitem que as lojas atinjam os consumidores de maneira mais proativa, em vez de jogar o jogo em espera.

Embora vantagens como a conveniência e disponibilidade de dispositivos móveis sejam de fato impactantes, a verdadeira razão pela qual o comércio móvel é algo em que todas as lojas deveriam investir é muito mais simples.

As pessoas usam muito o celular!

Comércio móvel pelos números

Até o final de 2019, cerca de 75% da população dos EUA será de usuários de smartphones. E acontece que muitos desses proprietários de smartphones estão usando seus telefones para fazer compras. Em 2018, a receita de comércio móvel, através de smartphones totalizou US $ 117 bilhões, quase um quarto de todas as vendas online. Esse número continua a crescer a cada ano, à medida que mais e mais compradores recorrem a seus dispositivos móveis para concluir as compras online.

À medida que o número de compradores móveis aumenta, a necessidade de novas experiências de compras centradas em dispositivos móveis crescerá ao lado disso. Algumas lojas já encontraram os enormes benefícios que surgem com a criação de um app de marca para aprimorar a experiência de compra.

Veja alguns dos benefícios de ter um aplicativo para dispositivos móveis em sua loja:

  • Os clientes gastam de 3 a 4 vezes mais em um app do que em um website em seu comportamento responsivo;
  • Aplicativos têm a menor taxa de abandono de carrinho (20%);
  • Com as notificações por push, você pode incentivar mais de 200% de aberturas de aplicativos;
  • Clientes baseados em aplicativos tendem a gastar mais dinheiro do que usuários de sites no comportamento responsivo ou de desktop (tanto quanto o dobro).

Vantagens do aplicativo

Todos esses números são motivadores e poderosos para o motivo pelo qual sua empresa de comércio eletrônico precisa de um aplicativo para dispositivos móveis. Mas não são apenas os números que devem afetar sua decisão. Aplicativos têm muitos benefícios para usuários e empresas.

Quando a experiência é personalizada, é muito mais provável que os clientes retornem e comprem novamente ou comprometam sua lealdade total à marca. Como consumidores, gostamos quando a experiência nos faz sentir bem-vindos e lembrados, em vez de apenas mais um cliente.

Notificações via push

Seu e-commerce provavelmente já utiliza mensagens de marketing por e-mail e SMS. Por quê? Como esses tipos de mensagens veem altas taxas de abertura, o que garante melhor que seus clientes vejam e tomem providências sobre suas ofertas.

No entanto, quando um cliente faz o download do seu aplicativo para dispositivos móveis, você pode enviar notificações push e lembretes diretamente para a tela inicial do dispositivo. Estes podem ser um meio eficaz de comunicação com os clientes, particularmente para enviar ofertas por tempo limitado.

Por exemplo, a Dinda, uma varejista de roupas infantis baseada no Brasil, conseguiu gerar 60% mais receita de aplicativos implementando e monitorando uma estratégia de notificação por push mais agressiva.

Serviços baseados em localização

Quando os usuários de aplicativos ativam serviços baseados em localização, seu aplicativo para dispositivos móveis pode segmentá-los com mensagens com base em onde eles estão. Talvez a melhor maneira de as empresas de varejo utilizarem esse recurso seja enviar mensagens aos clientes quando entram no local da loja. Isso pode mesclar a experiência de compra móvel com a física.

Você também pode usar serviços baseados em localização para alertar os clientes sobre novos locais de lojas quando eles estiverem viajando fora de sua vizinhança normal.

Para varejistas de e-commerce somente on-line, as mensagens baseadas em localização ainda podem ser úteis. Por exemplo, você pode segmentar notificações sobre os cortes de envio de férias para os clientes por local, garantindo que os compradores que moram mais longe de seu centro de distribuição receberão a mensagem a tempo de fazer os pedidos antes da data limite.

Check-out mais rápido e seguro

A velocidade, em qualquer configuração de varejo, é crítica. Quanto mais rápido você puder atender às necessidades de um cliente e levá-lo ao longo do processo de check-out e às portas virtuais de sua loja de comércio eletrônico, mais memorável será a experiência de compra e mais chances de você querer comprar novamente no futuro, mas fuja de modismos e informações errôneas a respeito de velocidade. Você pode compreender melhor este aspecto neste artigo: https://bit.ly/2G1FDyl

Os aplicativos permitem que os usuários salvem suas opções de pagamento com segurança. Assim, o checkout pode ser obtido em poucos cliques e sem precisar inserir informações de pagamento e envio para cada compra continuamente. Isso elimina muitos problemas e obstáculos associados às compras on-line.

Além disso, a maioria dos aplicativos para e-commerce são projetados para aceitar todos os tipos de pagamento, incluindo opções de carteira digital, como o PayPal, iPag, etc., que agilizam ainda mais o processo de check-out em dispositivos móveis. Isso oferece aos clientes mais opções para concluir suas transações. Alguns consumidores ficam mais confortáveis usando esses aplicativos porque não precisam inserir informações confidenciais.

Como criar um App para o seu e-commerce

Com todos esses benefícios, criar um app para comércio eletrônico parece ser um passo óbvio. Então, por que tantas lojas de comércio eletrônico continuam a operar sem um aplicativo móvel?

A resposta quase sempre se resume a uma coisa: custo.

Os donos de empresas presumem que a criação de um aplicativo requer a contratação de uma agência de desenvolvimento mobile ou, no mínimo, um engenheiro de software. Isso pode custar de 30 à 300 mil reais, o que é um investimento substancial para a maioria das empresas de comércio eletrônico. Além disso, você também precisa considerar os custos de manutenção e atualização do aplicativo com novos recursos, conteúdo etc.

Embora isso seja verdade e um aplicativo de ponta possa custar bem caro, essa não é a única opção disponível. Alguns serviços acessíveis permitem que as empresas criem seus próprios aplicativos. Soluções como GoodBarber, BiznessApps, AppMakr e muitas outras gringas oferecem criadores de aplicativos básicos, baseados em assinatura, que permitem que até mesmo uma pequena empresa de comércio eletrônico crie um aplicativo.

Se você puder contratar um desenvolvedor externo para criar um aplicativo do zero, ótimo. Isso sempre produzirá os melhores resultados. Por outro lado, se você quiser confiar em uma opção DIY mais acessível, faça muita pesquisa antes de decidir qual usar. Ao analisar as ofertas de cada plataforma, você deve prestar atenção especial aos recursos e opções de design disponíveis.

Sua solução de aplicativo escolhida deve ter elementos de design suficientes para destacar seu aplicativo e parecer único (especialmente de outras empresas que usam o mesmo serviço) e os recursos do aplicativo de comércio eletrônico que ajudam a gerar receita e aprimorar a experiência do cliente de sua empresa. Além disso, certifique-se de que o provedor de aplicativos escolhido integre-se bem à sua plataforma de comércio eletrônico.

Reforçando

O mobile já mudou permanentemente a maneira como operamos em nossas vidas diárias, principalmente como fazemos compras e interagimos com nossas marcas e empresas favoritas. Aplicativos de comércio eletrônico são outra dimensão para esse cenário em constante mudança. À medida que esses aplicativos se tornam cada vez mais populares, os consumidores começarão a esperá-los como parte da experiência do cliente de qualquer marca.

É apenas uma questão de tempo até que os aplicativos de comércio eletrônico se tornem um canal quase obrigatório para qualquer empresa, assim como a Internet e as mídias sociais são hoje.

Para os proprietários de lojas de comércio eletrônico, investir no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis pode gerar muitos benefícios e aumentar drasticamente as vendas. Afinal você estará presente em todos os momentos de compras de todos os tipos de clientes de todos os tipos de lugares e horários.

A Bring desenvolve aplicativos exclusivos para e-commerce. Não atua com desenvolvimento de apps que não necessitem de automação para recebíveis. Nossa expertise em desenvolvimento vem desde 2007 e estamos começando a construir o nosso portfólio de aplicativos desenvolvidos. Venha você também fazer o seu app com a gente. Compreenda o nosso fluxo de desenvolvimento:

Preencha agora a formulário de contato abaixo e solicite um orçamento.