Como escrever descrições de produtos persuasivas? – Parte 1

As descrições dos produtos que você exibe em seu e-commerce são importantes. E muito! Informa seus clientes sobre os benefícios e características do seu produto e dá voz à sua marca.

Dessa forma, em uma mini-série de 3 posts vamos conversar um pouco sobre como escrever descrições de produtos que vão fazer seu cliente se encantar com seu produto e clicar no “Comprar agora / Adicionar ao carrinho” na hora.

Escolhendo o estilo de escrita correto e o “tom” que suas descrições irão possuir, você pode conquistar os corações dos clientes e persuadi-los a comprar simplesmente porque eles sorriram ao ler a copy do seu produto.

O segredo sempre está nos detalhes e neste caso não seria diferente. São pequenos fatores, de grande importância, que transformam uma descrição comum em uma verdadeira ferramenta de vendas.

Seu e-commerce Magento realmente precisa de descrições dos produtos?

Ok, pode parecer uma questão no mínimo estranha. Você oferece seu produto em sua loja e quer que seus clientes saibam de todos seus detalhes para realizar a compra, então a resposta lógica seria “Sim, eu preciso”.

Calma, vamos lá.

Antes de começar a  redigir sua copy, faça o seguinte:

  • Defina sua audiência
  • Realize testes A/B

Uma vez que você defina claramente quem faz parte da sua audiência você terá mais liberdade para expressar sua marca da melhor maneira para este público. Você saberá como seu público encara humor, se prefere descrições mais curtas e sucintas ou longas e detalhadíssimas. Talvez seu público já conheça totalmente seu produto e não precisam ou não querem ficar lendo alguma descrição sobre. Talvez seus clientes queiram ler uma história sobre como tal produto foi criado.

Após ter uma ideia sobre seu público, crie alguns rascunhos e realize os testes A/B para analisar qual copy tem melhor performance. Você pode se surpreender ao descobrir que seus clientes não querem ou não precisam de nenhuma descrição (e vice-versa).

De toda forma, a opinião dos seus clientes é o que importa mais, afinal ,eles que vão decidir se irão movimentar o dinheiro em sua loja ou não. Por isso tal opinião deve ser uma das bases principais para a copy de seus produtos.

Copy, copy, copy… O que é isso? Agora que falamos da primeira etapa na escrita de descrições de produto convincentes, no próximo post vamos conversar sobre o que e como exatamente escrever tal conteúdo.

Até lá!