Ter uma ferramenta de vendas é primordial para qualquer negócio de e-commerce que busca expandir os negócios de maneira sustentável. E se eu te contar que é possível unir um software de CRM com uma potente ferramenta de comunicação usada por bilhões de pessoas no mundo? Dá uma lida!
Antes de mais nada, é importante dizer que o CRM é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente. É um software que pode centralizar todas as informações dos seus contatos, desde as informações básicas como nome, endereço, sexo e idade, como também é possível ter um mapeamento da jornada do cliente na sua empresa, como compras, preferências e comportamentos.
Agora, imagina a potencialidade de unificar o CRM junto com uma ferramenta de vendas e marketing. Essa é a proposta de usar o WhatsApp como um meio, não só de comunicação, mas também de gerar leads com grandes potenciais, além de nutrir o seu CRM com informações relevantes.
Primeiro, vamos desmistificar: você não precisa ter uma grande empresa para usar o WhatsApp de maneira estratégica para o seu negócio. Existem diferentes tipos de WhatsApp com as funcionalidades de uma ferramenta de gestão de vendas que podem atender sua necessidade de acordo com o tamanho da sua empresa. Vamos conhecer algumas dessas funções que darão maior escalabilidade na hora de fazer o marketing e venda dos seus produtos:
1. Um número único para sua empresa
Deixar claro para o seu cliente como ele pode falar com a sua empresa, seja na hora da compra ou no pós-venda, é importante para que ele se sinta seguro. Melhor ainda se você tem a opção de ter um número único, mesmo com diferentes pessoas fazendo o atendimento. Além disso, sabemos que o WhatsApp tem crescido cada vez mais o número de usuários e tem se tornado o canal de comunicação preferido das pessoas. Por que não estar presente onde todos estão?
2. Organize suas vendas através de etiquetas
Por ser um canal de comunicação, você pode ter a impressão de que as vendas não terão um fluxo bem definido. Mas com o WhatsApp Business isso está longe de ser uma realidade, pois ele é uma excelente ferramenta de promoção de venda. Ele possui uma função que organiza suas vendas por etiquetas que você mesmo constrói, definindo por nome e cor. Isso facilita para saber quais dos contatos são leads, quais foram convertidos em vendas, já efetuaram o pedido e estão aguardando receber o produto, por exemplo.
3. Envio de mensagens ao cliente por escala
Uma outra opção que também possibilita dar maior escalabilidade para o time, diminuindo o tempo operacional das equipes, é o envio de mensagens por lote, onde você impacta um número maior de clientes e garante que sua base está recebendo informações como promoções ou chegada de novos produtos.
Isso também pode ser automatizado com bots. Crie um chatbot do WhatsApp em um serviço como o SendPulse com um construtor visual e deixe-o ajudar seus clientes.
4. Catálogo de produtos
E falando em produtos, no WhatsApp Business API você tem a opção de incluir todos os seus produtos e deixar a exposição de qualquer pessoa que tenha o seu número, com informações e valores de cada. Inclusive, podendo fazer o pagamento por ali. Isso facilita muito a conversão, tornando o WhatsApp uma ferramenta de promoção de vendas real.
5. Gerando dados e relatórios
Ter o WhatsApp CRM poderá proporcionar ao seu time visões de uma ferramenta de vendas e marketing. Não apenas o engajamento das vendas, mas também entender como é o comportamento do consumidor, gerando estratégias eficazes que proporcione a expansão dos seus negócios no mercado.