Ultimamente, um modelo de negócios tem se destacado no mercado, o Marketplace. A cada dia que passa ele vem se tornando cada vez um novo canal de vendas bastante vantajoso para muitas empresas. Mas não só para as empresas, esse modelo de negócios também é vantajoso para os consumidores. Mas por que?
Um marketplace é uma loja que abriga diversas marcas do mesmo segmento ou até de diversos outros. É um canal com altos números de tráfego e visibilidade de produtos diversos, logo a oportunidade de compra aumenta. Esse modelo de negócios funciona em troca de uma comissão a cada produto vendido + mensalidade da plataforma.
Mas será que vale mesmo pagar uma taxa em cima de cada produto e uma mensalidade para ter seus produtos em um Marketplace? Bem, em uma plataforma de Marketplace, como a Bring Marketplace, não há preocupação alguma com a infraestrutura. A única preocupação que o lojista/ empreendedor vai ter é a gestão do seu negócio, o restante é com a plataforma.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM MARKETPLACE?
Além do ponto sobre infraestrutura que comentamos acima, existem alguns outros pontos positivos em um Marketplace. São eles: alto tráfego no site, o que acaba se tornando um novo canal de divulgação para marca, uma confiança maior dos consumidores ao realizar uma compra, eles se sentem mais seguros, e por fim o aumento de demanda que anunciar seus produtos em um Marketplace podem resultar, afinal a divulgação dele será maior em um Marketplace.
AO O QUE DEVO ME ATENTAR?
Bom, mas pelo o que você está falando, anunciar em um Marketplace é bom e muito simples, não é? Não é bem assim, também existem alguns pontos a serem melhorados, por exemplo a taxa de comissão a cada produto vendido, a gestão de negócios deve ser muito atenciosa e bem planejada. Precificação dos produtos é algo que necessita de muita atenção, quais os gastos de produção, qual a taxa cobrada a cada produto vendido, a mensalidade da plataforma, logística, entre outros.
Um ponto muito importante também, é em relação ao estoque. Preste muita atenção quando for abastecer seu estoque e coloque apenas o que você tem para vender, não conte com a disponibilidade de um produto no fornecedor depois que tiver feito a venda, essa disponibilidade deve ser verificada antes de anunciar o produto.
COMO DEVO AGIR?
Para alguns mercados o modelo de Marketplace pode funcionar muito bem, assim como pode não funcionar também, por isso é determinante fazer um estudo e analisar se o seu perfil se encaixa para esse modelo de negócios, como é sua abordagem de marca? Qual o tipo de produto você vende? Seu público faz parte do grupo que utiliza o marketplace para efetuar compras? São esses tipos de pergunta que você deve se perguntar antes de entrar para esse mercado.
É muito importante, que além de ter seus produtos em um Marketplace, ter um e-commerce próprio que caminha com as próprias pernas. Assim você tem dois modelos de ação e consequentemente dois canais de venda.
Para entrar nesse mercado é muito importante que você faça uma análise detalhada do seu negócio, alinhe as estratégias de marketing selecionadas, planeje elas e depois comece a agir. Demore mais planejando do que agindo, assim suas chances de sucesso podem aumentar significativamente.