Amplie suas vendas no Dia das Mães deste ano!

 

Acompanhar o calendário do e-commerce é uma das atribuições mais primordiais na vida de um gestor de comércio eletrônico. Com vista grossa nas tendências e sazonalidades podem surgir diversas estratégias que podem contribuir para o sucesso de um negócio.

Só no ano passado, no Dia das Mães, foram R$ 1.9 bilhão em vendas pela internet no Brasil, segundo a Ebit. Também em 2017, tivemos alta de 12% em relação a 2016 tratando-se de pedidos pela internet. Já neste ano de 2018, já tivemos o aumento do ticket médio geral do e-commerce brasileiro em +3,7% comparado com 2017.

Se ainda estiver em tempo, a Bring gostaria de colaborar com a sua estratégia comercial do Dia das Mães mencionando algumas sugestões como por exemplo a criação de um cupom de desconto ou remanejamento nos preços gerais a fim de definir o melhor desconto possível para a data, uma configuração estratégica dentro das suas automações de inbound marketing, ou qualquer outra estratégia genérica que talvez se encaixe ao seu cenário, como essa, pensa no seguinte, se você está afim de um produto e está esperando ou tentando encontrar o melhor preço e você o encontra justamente porque tal loja estava com a promoção X acontecendo, é sinal de que esta mesma loja também vai ter promoções em outras datas, como o Black Friday ou o Natal. Logo, esta loja entra para o seu histórico de consumo online e não sai mais do seu radar, porque você continuará recebendo os e-mails marketing da loja, continuará sendo impactado com algum remarketing que a loja configurou, dentre outras diversas situações. Logo, apresentar o seu melhor nesta data, garante a chance de fidelizar clientes para outras ocasiões do ano. Mas não se esqueça, antes de sair colocando desconto descontroladamente, avalie qual markup é saudável para o seu negócio. Em alguns casos o desconto pode ser compensado pelo aumento na demanda gerado na data.

Aí falando em geração de demanda, ou geração de leads, revise seu Adwords, revise seu CPC, revise suas mídias, no Facebook, em tudo.

Outra sugestão é trabalhar com mais foco nas categorias que são mais assertivas para a data. O Ebit confirma que até agora, em 2018, os itens com mais venda no país foram:

  • Celular e Smartphone;
  • Perfume;
  • Água de Colônia;
  • Geladeira / Refrigerador;
  • Vinho;
  • Cafeteira;
  • Fogão;
  • TV;
  • Livros;
  • Máquina de Lavar Roupas.

Mesmo que o seu mix de produtos não se encaixe nestas categorias, não perca tempo, ligue para seus fornecedores agora mesmo. Peça pra eles condições e atenção especial às suas campanhas, reforce os estoques, barganhe os melhores preços com eles. Com estoque cheio adquirido com as melhores e mais especiais condições de seus fornecedores, garante que você possa explorar o máximo das vendas do Dia das Mães.

E se você já tem muito estoque e por acaso ainda não vende em nenhum marketplace, procure imediatamente algum que mais tenha importância para o seu tipo de produto. Os marketplaces investem fortunas em geração de tráfego nestas datas especiais, montantes que muitas lojas virtuais não gastam em 1 ano de investimento em geração de tráfego. Logo a visibilidade ultra evidenciada e a credibilidade do marketplace faz com você tenha muito mais chances de venda do que sozinho em sua loja virtual. Muitos consumidores optam pelos marketplaces por causa da variedade de produtos e ofertas dos mais variados vendedores por causa do faturamento em um só carrinho de compras. Neste quesito, se sua loja virtual não se integra com algum marketplace, aqui na Bring a nossa plataforma já vem com integração nativa com todos os marketplaces do Brasil.

E pra finalizar, não podíamos terminar sem citar a organização e a manutenção de toda a operação quando os pedidos começarem a entrar acima do que era esperado. Pense que é um dia onde sua equipe tem que ser uma pessoa só, todos alinhados, com o mesmo objetivo. Picking, packing, faturamento, postagem… todo mundo.

Se sua operação é grande, contrate profissionais temporários, garanta que não lhe falte embalagens, fitas adesivas, tinta na impressora, etcs. Assim, o Reclame Aqui fica bem longe de você.

Ta aí um Dia das Mães com muita chance de sucesso pra você. Pense e coloque-se sempre no lugar do cliente, faça testes de compras periódicos em sua própria loja. Avalie constantemente as limitações de seu sistema. E lembre-se, se quiser uma solução definitiva de plataforma de e-commerce, é aqui com a gente, na Bring!