Como configurar Google Shopping e Facebook Store no Magento 2

Para criar um perfil de feed, tanto para GOOGLE SHOPPING quanto para FACEBOOK FEED, siga os seguintes passos:

 

No Painel Administrativo, vá em CATÁLOGO / PROFILES.

 

Na página seguinte, clique no botão CONFIGURAR GOOGLE FEED.

 

Serão exibidos os passos para configurar o arquivo que será gerado.

O primeiro passo engloba campos como Nome do feed e nome do arquivo. Há alguns campos relacionados à inclusão de produtos desabilitados ou fora de estoque. Configure de acordo com as suas preferências.

 

Os passos 2 e 3 são referentes às categorias dos produtos. O Google possui categorias próprias que devem ser seguidas. Para isso, há o chamado mapeamento de categorias. Ou seja, a categoria existente na sua loja deve ser renomeada dentro do feed que será gerado.

No passo 2, existe a possibilidade de excluir as categorias que você não deseja adicionar no feed. Basta selecioná-las como mostra a tela abaixo.

 

No passo 3, serão exibidas as categorias que você não excluiu no passo anterior. É exibido o nome da categoria da loja e, ao lado, deve ser preenchido o novo nome (ou o código), de acordo com as diretrizes do Google. Para mais detalhes, clique nesse link aonde mostra as definições do próprio Google sobre as categorias.

IMPORTANTE: caso queira que todos os produtos sejam adicionados à uma mesma categoria, você precisa ter em mãos o código da categoria Google. Para consultar as categorias, CLIQUE AQUI com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar link como… para fazer o download da versão .txt da lista de todas as categorias Google.

Com o código em mãos, no passo 3 você deverá preencher esse código em todas as categorias listadas, como sendo o novo nome da categoria dentro do feed.

 

Seguindo ao passo 4, preencha as opções sobre informações básicas do produto de acordo com a imagem abaixo:

 

 

No passo 5, serão exibidas as opções para informações opcionais de produto. Preencha como no exemplo abaixo, EXCETO o campo BRAND.

BRAND é a informação relacionada ao fabricante. Nesse item, se no seu catálogo houver o atributo Fabricante ou Marca, você deverá selecioná-lo aqui.

Se os seus produtos forem de fabricação própria ou forem da mesma marca, selecione qualquer opção exceto a opção NENHUM. Vamos preenchê-la posteriormente de forma manual após salvarmos essas primeiras alterações.

 

No passo 6, é possível configurar um agendamento para que o feed seja atualizado. No exemplo abaixo, configuramos para que seja atualizado todo DOMINGO às 23h30.

 

No passo 7, não faça nada.

Basta salvar as alterações feitas, clicando no botão SALVAR.

 

Ao clicar em SALVAR, você será levado à tela anterior, aonde você verá seu feed criado. Clique nele para checarmos alguns detalhes antes de gerar um feed de fato.

 

No passo 5, falamos do atributo BRAND (Fabricante), no caso de seus produtos serem de fabricação própria ou forem da mesma marca.

Na aba CONTEÚDO, você verá um exemplo de como o arquivo XML será gerado. Vamos editar a linha responsável pelo atributo BRAND.

LINHA A SER EDITADA:

LINHA EDITADA COM O NOME DA MARCA:

 

Salve as alterações.

 

Vamos agora gerar o arquivo, clicando na opção GERAR no topo da tela.

 

A geração do arquivo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do seu catálogo.

 

 

XML PARA FACEBOOK STORE

A principal diferença do feed do Google Shopping para o do Facebook Store é o prefixo “g:”, que no Facebook não é necessário, portanto, deve ser removido.

Para manter dois feeds, podemos facilitar o processo, duplicando o primeiro feed criado. Para isso, vá na lista de perfis, selecione o perfil criado e, em Ações, selecione a opção DUPLICAR.

 

Acesse o feed duplicado e altere os campos de NOME e NOME DO ARQUIVO.

Na aba CONTEÚDO, remova os prefixos “g:” dos atributos que são exibidos no campo CONTEÚDO.

Salve as alterações e gere um feed.

Há uma ferramenta do próprio Facebook para validar XMLs gerados para ver se está tudo certo antes de enviar de fato o arquivo no Gerenciador de Catálogos. Acesse https://business.facebook.com/ads/product_feed/debug

 

0