Saas ou On-Premises?

As plataformas de e-commerce ainda são vistas com muita insegurança por parte dos lojistas que estão entrando nesse mercado. Por isso é muito importante saber se é mais adequado alugar ou construir sua própria loja virtual.

Independentemente se for alugada ou própria, o comércio virtual possui vantagens e desvantagens, tudo vai depender do seu segmento, objetivo a ser alcançado e da grandeza ali aplicada.

Para aqueles que estão entrando em um novo mercado, o virtual, o aluguel de lojas virtuais é bem visto por ser uma fase teste antes de realizar a construção da loja, analisar se é realmente proveitoso arriscar uma loja virtual. Por ter um custo abaixo da construção de um site próprio, o aluguel de lojas é bem atrativo para novos empreendedores digitais.

Como funciona a locação:

O aluguel das lojas virtuais segue um padrão, os sistemas são padronizados, criados rapidamente, com planos mensais pré definidos. Normalmente, o serviço de aluguel é oferecido para empresas em potencial, dependendo muito da vontade da empresa, como será a inserção de produtos, atualizações, etc. Nesse modelo de loja virtual, o empreendedor só precisa se preocupar com as vendas e seus produtos, toda a parte de manutenção do sistema é responsabilidade da empresa proprietária. Em termos mais técnicos, esse modelo é chamado de SaaS (sigla para Software as a Service, ou Software como Serviço) e traz principalmente as seguintes vantagens:

Obter acesso a aplicativos sofisticados. Para fornecer aplicativos SaaS a usuários, não é necessário adquirir, instalar, atualizar ou manter hardware, middleware ou software. O SaaS torna aplicativos corporativos ainda mais sofisticados, como ERP e CRM, acessíveis a organizações que não têm recursos para comprar, implantar e gerenciar a infraestrutura e software necessários para si.

Pague apenas pelo que usar. Você também economiza porque o serviço SaaS escala verticalmente e horizontalmente de acordo com o nível de uso.

Mobilize sua força de trabalho facilmente. O SaaS facilita a mobilização de sua força de trabalho, pois os usuários podem acessar aplicativos e dados SaaS por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à Internet. Você não precisa se preocupar com o desenvolvimento de aplicativos para execução em tipos diferentes de computadores e dispositivos, já que o provedor de serviço já o fez. Além disso, você não precisa de especialistas especiais par gerenciar problemas de segurança inerentes na computação móvel. Um provedor de serviço cuidadosamente escolhido garantirá a segurança de seus dados, independentemente do tipo de dispositivo que for consumindo.

Acesse dados de aplicativos de qualquer lugar. Com dados armazenados na nuvem, os usuários podem acessar suas informações por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à Internet. E, quando os dados do aplicativo estiverem armazenados na nuvem, nenhum dado será perdido se um computador ou dispositivo do usuário falhar.

Quais parâmetros você deve levar em consideração pra definir o seu fornecedor de plataforma de e-commerce?

O perfil da empresa como um todo, desde seu portfólio de clientes ao seu site institucional, ao conjunto de funcionalidades e recursos e tudo que representar que a empresa tem solidez e presença de mercado. Entender se a escolha por este fornecedor foi a que apresentou a solução mais flexível e escalável para suportar o crescimento da sua operação.

Certifique-se também de que são feitos backups diários, monitoramento de vulnerabilidades, como funciona as limitações em customização de layout, uso de imagens, quantidade de produtos, se a cobrança é sob quantidade de memória utilizada em servidor ou pageviews, se há limitações por transações realizadas por mês, se o painel administrativo é intuitivo, se há treinamento… Enfim, até mesmo certifique-se se as versões de softwares são atuais.

O bom de todo este cenário SaaS é que você como gestor fica livre de problemas com T.I para se concentrar na gestão do negócio, além de entrar investindo muito menos que numa solução comprada. O suporte técnico é garantido, é um modelo que normalmente é mais pensado para pequenas e médias empresas e demora muito menos para entregar a solução pronta para o uso.

Como funciona as plataformas compradas, onde o código fonte é seu?

Assim como em termos técnicos, chamamos o modelo de aluguel de plataformas de e-commerce de SaaS, a aquisição do código fonte também pode ser chamada de On-Premises. É um modelo mais tradicional entre grandes empresas devido à certas garantias e controle sobre o próprio código.

Indicada principalmente para operações sólidas onde há equipe própria interna para gerenciamento e manutenção do código fonte em servidor próprio, trás a vantagem da personalização completa de mais alto nível às suas necessidade de negócio, mas uma vez entregue o projeto, você terá que pagar ao desenvolvedor por atualizações, novos recursos, e correções de erros.

Mesmo se você alugue ou compre uma loja virtual, você precisará de um servidor para hospedagem do sistema. E dependendo da robustez do software você não consegue utilizar os servidores mais populares, de baixo custo. É o caso da plataforma de e-commerce Magento, a que nós baseamos nosso código aqui na Bring. É um software que precisa ser hospedado em um servidor de maior porte. E muitas vezes por conta, a locação de servidor pode ser até mais caro que o investimento completo no SaaS.

Deu pra perceber que existem dois pilares fundamentais para que você faça a sua escolha, SaaS e On-Premises. Mais controle e flexibilidade com mais custos ou menor custo e menor flexibilidade. Cabe a você entender o seu momento e ver qual solução se encaixa nos planos de médio e longo prazo.

Aqui na Bring você conta com as duas opções, a SaaS que é nosso escopo de atuação primário e principal e o On-Premisses onde desenvolvemos e instalamos em seus servidores e se precisar temos pacotes de horas técnicas para manutenções preventivas, corretivas e evolutivas.

Já conhece a nossa plataforma Bring Magento?

 

Desde 2007 a Bring atua exclusivamente com a customização do código fonte Magento. Hoje temos um modelo de Magento repleto de módulos não nativos que foram inclusos, temos uma incrível combinação de mais de 25 ferramentas de SEO que somam-se as já excelentes e nativas que já existem na plataforma, dentre uma série de recursos integrações das mais diversas necessidades. Do começo até agora, desenvolvemos mais de 300 lojas virtuais e hoje temos projetos desenvolvidos no Brasil, Argentina, Estados Unidos e França.

Temos soluções de e-commerce para perfis B2C e B2B, com desenvolvimento e implementação de plataforma de e-commerce, meios de pagamento, integrações com sistemas e desenvolvimento de aplicativos.

Nossa equipe de suporte técnico detém o certificado ISO 20.001 de atendimento e procedimentos especiais em T.I. e funciona 24 horas, 7 dias na semana. E nossas lojas virtuais tem o padrão de tempo de carregamento de página de até 0.3 segundos. Nosso nível de SLA é de 99,9% no ano, tendo margem de apenas 1 dia para atualizações de software.

Solicite uma proposta agora preenchendo o formulário abaixo.