Por que os Marketplaces são um bom negócio?

Por que os marketplaces são um ótimo negócio?

Tratando um pouco sobre as grandes indústrias para investimentos, analisamos 3 indústrias que classificamos pelas cores: Verde , que geralmente são atraentes para investimentos e 4 indústrias em Vermelho  que provavelmente são as melhores indústrias para ficar longe de:

Indústrias “Vermelhas”

  • Companhias Aéreas
  • Restaurantes
  • Varejo de tijolo e argamassa
  • Automóveis
  • Em breve!

Indústrias “Verdes”

  • Processo de pagamento
  • Redes sociais
  • Software Empresarial
  • Este artigo!
  • Em breve!

Hoje nós adicionamos nossa quarta indústria “ponto verde”. Essa é boa!

Conectar compradores e vendedores e cobrar uma taxa por isso sempre foi um bom modelo de negócios. Por um longo tempo, os anúncios de classificados foram por muito tempo  uma grande porção de dinheiro para os jornais locais e publicações comerciais. Organizações de feiras e mercados menos expressivos até hoje ainda ganham muito dinheiro fornecendo uma saída para compradores e vendedores especializados se conectarem. Leilões é outro bom exemplo, tendo um corte de cada item vendido no leilão, além de taxas de listagem. Você quer durabilidade? A Sotheby’s (BID), uma das maiores casas de leilões do mundo, traça a sua história assim desde 1744!

A ascensão da Internet permitiu que o modelo de negócios fosse expandido quase infinitamente e a baixo custo para quase todas as categorias de produtos especializados imagináveis. Existem marketplaces de propósito geral em todo o mundo, como o eBay ou o Amazon. Existem versões regionais destes, como Mercado Libre da Argentina e Mercado Livre no Brasil. Existem marketplaces para serviços de viagens, marketplaces de pequenos artesões, marketplaces de móveis como nós mesmos da Bring já fizemos e muitos outros exemplos.

E porque não? Marketplaces online, uma vez que atingem uma escala crítica, são um negócio fantástico e que os investidores têm olhado muito para estes players. Aqui estão várias razões pelas quais achamos que são modelos de negócios atraentes.

Receita altamente recorrente com baixo custo de Marketing

Um dos principais ingredientes para um grande negócio é a receita recorrente. E, mais especificamente, receita recorrente sem ter que anunciar para obtê-lo.

Marketplaces online têm isso como uma carta na manga. Uma vez que um comprador ou vendedor seja adquirido e tenha boas experiências na plataforma, ele retornará regularmente para comprar ou vender novos itens, sem que o marketplace tenha que fazer muita coisa. O grande volume de compradores e vendedores na plataforma garante taxas de transação previsíveis, que por sua vez se convertem em fluxos de receita previsíveis. Uma dádiva de Deus nos negócios. É difícil enfatizar o quanto isso é importante para o sucesso de longo prazo da empresa.

Então sim, esses negócios têm receitas confiáveis ​​e recorrentes e não precisam ser comercializados para obtê-los. Isso é ótimo.

Facilmente escaláveis e de baixo custo

Algo que muitos investidores inexperientes ignoram é a capacidade de um modelo de negócio crescer economicamente.

Pegue uma das indústrias que listamos como “vermelhas”, companhias áreas. Pense em todos os custos que você suportaria se quisesse expandir suas rotas aéreas de, digamos, uma companhia aérea regional para uma companhia aérea nacional. Você precisaria pagar as taxas de aterrissagem em todos os novos aeroportos que planeja atender. Você precisaria configurar a manutenção nesses novos aeroportos. Você precisaria contratar mais pilotos, mais comissários de bordo, mais funcionários do aeroporto. Você precisaria comprar mais aviões, mais combustível, mais peças. Você teria que expandir seu alcance de marketing para novos territórios.

Tudo isso, e ainda não há garantia de que o volume de passageiros seria suficiente para tornar tudo rentável! Afinal, você já tem muita concorrência para esses voos.

Ainda soa atraente? O dimensionamento pode ser caro em muitos modelos de negócios! Isso significa que pode ser bastante arriscado. Vemos tantas empresas “vermelhas” (e seus investidores) se meterem em sérios problemas tentando escalar o negócio.

Isso não é realmente o caso dos marketplaces online.

Por um lado, escalar um marketplace é realmente muito fácil. Com a infraestrutura de nuvem, um marketplace pode lidar com milhares de novas inscrições praticamente sem custo incremental, ou centenas de milhares com uma taxa nominal de aumento. Isso é realmente sobre isso. Sendo online, a empresa pode alcançar compradores e vendedores em potencial em qualquer lugar do mundo.

Pode haver alguns custos de marketing no início, à medida que a plataforma atinge uma escala crítica. Mas uma vez aqui, esses custos de marketing não são mais necessários devido à propaganda boca-a-boca. Como comprador ou vendedor tem boas experiências na plataforma, ele ou ela se torna um evangelista natural para isso, convencendo amigos, familiares e parceiros de negócios a se juntarem. Como os marketplaces são quase sempre gratuitos, adicionar novos compradores e vendedores potenciais geralmente não é tão difícil.

Além dos custos de marketing e TI, a única outra grande despesa que essas empresas têm é o atendimento ao cliente. Felizmente, o suporte ao cliente é um dos negócios mais automatizáveis.

Ao todo, existem poucos modelos de negócios que se expandem tão facilmente ou com um custo tão baixo. Essas empresas podem crescer de centenas a milhões de clientes em períodos incrivelmente curtos e a custos surpreendentemente baixos. É realmente muito notável.

Modelo de Negócio “Opcional”

Então, vamos primeiro definir o que significa “opcional”. Em suma, significa simplesmente que uma empresa tem muitas opções naturais quando se trata de aumentar sua receita. Por “natural”, queremos dizer crescimento orgânico, sendo capaz de expandir logicamente o negócio com base no atual modelo de negócios. Compare o crescimento “orgânico” ao crescimento “adquirido”, em que uma empresa cresce comprando outra empresa, dentro ou fora das principais competências da empresa.

Marketplaces online têm muita opcionalidade. Considere a Amazon, por exemplo. Começou simplesmente como um livreiro online. Mas, naturalmente, expandiu sua plataforma de compras online para outras categorias de produtos, como eletrônicos e roupas. Essa plataforma exigia ampla experiência na criação de data centers escaláveis ​​e logística de embarque. Experiência aplicada à Amazon para criar ainda mais produtos de receita, como a AWS (a empresa de computação em nuvem líder de mercado) e a venda terceirizada da “Fulfilled by Amazon”. A especialização em embarque e uma base de clientes recorrente permitiram que a empresa implementasse o Amazon Prime com benefícios de envio gratuitos. E assim por diante…

Mercado Livre é outro bom exemplo. Seu negócio principal não é diferente do eBay, tendo uma retenção nas vendas de mercadorias de terceiros. Mas a empresa também oferece uma opção de pagamento interno (onde eles podem cobrar taxas de transação) e um serviço de frete (onde cobram taxas de logística).

No geral, o modelo de marketplace tem várias maneiras de gerar receita extra. Como Jeff Bezos mostrou, é realmente apenas uma questão de imaginação para monetizar essas plataformas gigantescas.

Economia do efeito de rede

Vamos guardar o melhor para o final. Marketplaces online têm a altamente cobiçada NETWORK EFFECT – uma das mais difíceis vantagens competitivas duráveis ​​para os concorrentes quebrarem.

Efeito de rede

A NETWORK EFFECT refere-se ao fenômeno quando a rede de uma empresa – nesse caso de compradores e vendedores – se torna exponencialmente mais valiosa com cada comprador ou vendedor. Cada comprador é um novo cliente em potencial para toda a base de vendedores. E cada novo vendedor pode vender produtos que poderiam beneficiar cada comprador individualmente.

Quando uma rede atinge uma escala crítica, torna-se muito difícil para um concorrente invadir. Os vendedores querem vender onde há o maior grupo de compradores, pois seus produtos serão vendidos mais rapidamente e pelos melhores preços lá. Os compradores querem limitar os custos de pesquisa comprando onde têm maior probabilidade de encontrar os itens que estão procurando. Naturalmente, isso leva os maiores mercados a se tornarem ainda maiores, afastando potenciais clientes de possíveis concorrentes.

Os efeitos de rede são difíceis de construir e ainda mais difíceis de serem quebrados. Eles também têm diferentes graus de eficácia. O modelo de marketplace é aquele em que os efeitos de rede são mais pronunciados. Há uma razão pela qual eBay, Amazon, Etsy e alguns outros resistiram a vários desafios ao seu domínio. Suas redes são simplesmente grandes demais e estabelecidas para serem atacadas.

Conclusão

Os marketplaces online são, sem dúvida, um modelo de negócios “verde” e um ótimo lugar para se procurar investimentos potenciais. Eles têm receitas altamente recorrentes, enormes mercados endereçáveis, escala lucrativa e desfrutam de fortes vantagens competitivas de efeito de rede uma vez em escala. Este é um ótimo lugar para pescar oportunidades de investimento atraentes.