Para quem já atua no e-commerce, algumas coisas são tão obvias e habituais que algumas vezes esquecemos de transparecer aos nossos clientes.
Sua loja investe em mídia, investe em uma série de coisas que remetam ao bom mix de produtos, aos bons preços ou até mesmo à tecnologia de sua operação, porém, alguns detalhes fazem muita diferença e estes não tem nada a ver com o seus produtos ou seus excelentes preços e condições de pagamento.
Está faltando uma parte mais humana para o e-commerce brasileiro. No Brasil, não contamos com 100% da população habituada com compras online e para os varejistas eletrônicos, é mais do que dever educar os novos clientes à se sentirem seguros, confiantes e principalmente que se sintam tirando vantagens de comprar online ao invés de fisicamente.
Como fazer isso?
Veja um exemplo real e bem próximo: Está chegando o Dia das Mães e o lojista antenado deve adotar pelo menos estas 3 medidas para aumentar suas vendas neste período. E estas medidas não se aplicam somente ao dias das mães, mas sim no cotidiano do comércio eletrônico como um todo.
Todos nós sabemos que seja Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e qualquer outra data aquecida, as lojas físicas de rua e de shoppings, lotam em todos os sentidos. Os shoppings ficam cheios a ponto de ser encômodo o passeio de compras, os estacionamentos vivem cheios e sem vagas, paga pagar alguma coisa há enormes filas… Toda essa cadeia incide diretamente em vantagens para o comércio eletrônico.
É preciso comunicar os clientes sobre os benefícios da compra on-line. Inclua nos seus e-mails marketing, página do Facebook e site, os benefícios e as vantagens de comprar na sua loja virtual, como a comodidade de não ter que pegar filas, procurar por vagas para estacionar ou, ainda, se expor ao tumulto das ruas dos grandes centros de compra. Mostre o quanto é mais prático e rápido comprar on-line.
Vale também organizar seu estoque e prazo de entrega, pois muitos consumidores podem deixar de comprar na sua loja virtual por conta do prazo de entrega. Verifique seu estoque e veja quais produtos e para quais regiões você consegue entregar em poucos dias e a tempo da data especial. E, claro, sinalize isso no seu site e nos seus meios de comunicação. Por exemplo, se você vende bolsas na internet, naquelas que você pode entregar rapidamente, inclua na descrição ou insira um selinho indicando.
E, claro, ofereça um ambiente seguro. Essa medida é básica. Alguns consumidores ainda têm medo de comprar on-line por conta do roubo de dados. Sabemos que obrigatoriamente um site para vender na internet precisa de um Certificado SSL válido para garantir segurança aos internautas. Por isso, fique atento, pois caso esteja expirado, ao acessar o seu site, o potencial cliente verá mensagens que indicarão um ambiente não seguro.
Outro ponto importante é divulgar a segurança do seu site. Vale incluir em banners, na tela do check-out e também nas suas comunicações com os clientes que o seu site é seguro.
A regra é básica: na hora de investir em um Certificado Digital SSL opte por uma empresa séria e reconhecida pelos internautas. As notícias sobre roubo de dados estão quase todos os dias na mídia, por isso vale a pena investir em segurança para conquistar a confiança do consumidor.
A plataforma Bring oferece todos estes recursos e está disponível para qualquer empreendedor online.