Como vender mais utilizando Facebook Ads? – Parte 1

O Facebook é uma das melhores plataformas para encontrar leads qualificados graças aos seus mais de 2.38 bilhões de usuários ativos mensais e a capacidade de segmentar profundamente o alvo das campanhas. Contudo, como em toda campanha de marketing, o quão bem seus anúncios irão performar no Facebook depende se você tem ou não uma estratégia vencedora.

Sem a estratégia correta (leia-se por otimizar suas campanhas no Facebook), seu dinheiro precioso que está sendo gasto nos anúncios vão direto para o ralo e seus leads potenciais passam longe de você.

Dessa forma, antes de entrarmos no processo passo a passo em como criar um anúncio no facebook que de fato converte, vamos falar sobre a estratégia no geral.

Anúncios do Facebook não estão rendendo? Veja o porquê….

A maioria das pessoas pensam que anunciar no Facebook funciona como em qualquer outra plataforma; você tem um produto ou um serviço, você posta um anúncio e faz aus vendas, simples.

Mas não é assim que funciona. O Facebook é uma rede social antes de tudo, dessa forma o objetivo das pessoas ali é se engajarem em conteúdo e não necessariamente comprar algo.

Elas não estão buscando anúncios para consumirem. E se encontrarem um anúncio que tenta “empurrar” uma venda à elas, irão certamente ignorar.

Apesar disso, nem tudo está perdido. Você apenas precisa ter seus anúncios planejados em função do seu público e saber como otimizar suas campanhas de forma que este público seja atingido por estas.

Vamos lá!

Como rodar anúncios no Facebook, passo a passo

Passo 1. Escolher o objetivo do seu marketing

O Facebook faz você escolher um objetivo da sua campanha antes que você possa fazer qualquer coisa no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Você pode escolher entre 3 objetivos diferentes, segundo o próprio Facebook:

Reconhecimento: objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço. Para aumentar o reconhecimento da marca, você precisa dizer às pessoas qual é o diferencial da sua empresa. Por exemplo, o Jasper’s Market vai lançar uma pequena rede regional de mercados. Usando o objetivo Reconhecimento da marca, é possível criar uma campanha que destaque seus produtos orgânicos e frescos para as pessoas na área.

Aqui é onde você atrai possíveis clientes e inicia a geração de leads. É a porção conhecida como top of the funnel (TOFU) marketing ou topo de funil.

Consideração: objetivos que levam as pessoas a pensar na sua empresa e a buscar mais informações. Por exemplo, o Jasper’s Market tem um site que conta sua história e apresenta algumas das ofertas únicas da loja. Ao usar o objetivo Tráfego, é possível criar uma campanha que incentive as pessoas a visitar o site para saber mais.

Na consideração é onde você está engajando e educando seu público-alvo sobre seu produto e sua marca. É a parte chamada de middle of the funnel (MOFU) marketing ou meio de funil.

Conversões: objetivos que incentivam as pessoas a se interessar por sua empresa para comprar ou usar seu produto ou serviço. Por exemplo, o Jasper’s Market abriu algumas localizações novas. Usando o objetivo Visitas ao estabelecimento, é possível criar uma campanha para incentivar clientes em potencial a visitarem a loja mais próxima.

Neste estágio você leva seu público-alvo a realizar uma ação, geralmente envolvendo compra ou consumo em seu site. Nós chamamos esta etapa de bottom of the funnel (BOFU) marketing ou fundo de funil.

Todo estágio do seu marketing tem seu valor, e você irá precisar deles em algum momento. Porém, você não pode apenas lançar uma campanha de reconhecimento  para um cliente em potencial que está decidindo entre você e um competidor.

O conteúdo do seu anúncio tem que alinhar com o seu estágio de marketing. E mais importante, seu conteúdo tem que se alinhar ao seu público alvo.

Passo 2. Criar um público personalizado

Uma vez que você escolheu seu objetivo, é hora de decidir quem é o seu alvo.

Claro, você poderia apenas posicionar seu anúncio na frente de milhões de usuários. Sim, milhões, os públicos do Facebook podem ser gigantescos:

210 milhões de pessoas. Muitos clientes em potencial, afinal mais pessoas mais dinheiro, certo?

Nem tanto.

A não ser que estas pessoas sejam as pessoas certas para seu anúncio, suas campanhas não irão converter.

Para segmentar seus anúncios corretamente, você precisa criar uma audiência personalizada que seja grande o suficiente, porém ainda bastante específica, nichada.

Aí então entra o conceito de Custom Audience ou Público Personalizado.

Você irá notar que sua audiência padrão para seu novo anúncio é de todo mundo no Brasil (se estiver no Brasil, claro) entre as idades de 18 e 65 anos, homens e mulheres, o que resultará em um alcance gigantesco de 160 milhões de pessoas.

Comece preenchendo a informação demográfica que você tem conhecimento sobre seu público. Neste exemplo, vamos segmentar nosso público em todo mundo na Flórida, nos EUA entre as idades de 25-40 anos, que falam espanhol:

A próxima seção é Detailed Targeting (Segmentação Detalhada). É onde nós iremos realmente determinar nosso cliente ideal usando interesses e comportamentos.

Por exemplo, vamos dizer que nossos clientes ideais são pessoas que são fans do time de baseball do Miami Marlins. Como o Miami Marlins têm uma página no Facebook, nós podemos segmentar nosso público em pessoas que “curtem” essa página.

É só digitar “Miami Marlins” no campo de Interesses e clicar no resultado correto para adicioná-lo.

Assim seria após adicionarmos os fans do Miami Marlins:

Você também pode incluir interesses gerais clicando em Browse ou receber sugestões baseadas nos interesses que você já incluiu clicando em Suggestions..

Agora que você definiu seu público, clique no botão Save This Audience ou Salvar Público no fim da seção.

Uma caixa de diálogo aparecerá perguntando se você deseja salvar esse público com um Nome.

Nomeie de forma que te ajudará a lembrar quem você incluiu neste segmento e clique em Save.

Agora que você salvou seu público, você pode utilizá-lo em qualquer outro anúncio que você criar.

Você pode sempre criar públicos personalizados abrindo o menu principal, depois clicando em Audiences ou Públicos.

Passo 3. Continuar a configuração do seu anúncio

Após salvar seu público personalizado, você precisará escolher onde veicular seu anúncio na seção Placements ou Posicionamento.

A recomendação é que você mantenha com os posicionamentos automáticos que vêm selecionados por padrão e deixar o algoritmo do Facebook determinar em quais plataformas e frentes terão melhor desempenho.

Por fim, você configurará o orçamento e agendamento da veiculação dos anúncios. E em seguida

Passo 4. Elaborar o design do seu anúncio

Agora é a hora para parte divertida (para alguns) e criativa, onde você determinará como chamar a atenção para sua história.

O Facebook disponibiliza 8 diferentes formatos de criativos para usar e cada um tem sua força, mas por agora, você pode criar um simples anúncio de imagem única.

Depois, adicione as imagens que você quer usar. Você pode usar suas próprias imagens ou então imagens fornecidas gratuitamente pelo Facebook.

Concluindo, você adicionará o título e a copy do seu anúncio:

Uma vez que seu anúncio esteja da forma que você ache melhor, clique no botão verde Confirm ou Confirmar, no canto inferior direito.

Pronto! Você criou sua primeira campanha. Agora o Facebook irá analisar seu anúncio, checando se está de acordo com suas políticas e próprio para veiculação Quando for aprovado você receberá um aviso e seus anúncios começarão a veicular pela rede do Facebook.

No próximo post vamos conversar sobre como você pode otimizar seus anúncios e usar todo o poder que o Facebook oferece a seus anunciantes.

Até lá!

Traduzido de Optinmonster