E-Commerce: As diferenças entre Multicanal e Omnichannel

Praticamente como um dever do gestor da loja virtual, é comum oferecer o maior volume de canais de venda, com ou sem estratégias distintas, mas o que a maioria das empresas se esquecem é do quão importante é integrar todos estes canais pra que a empresa consiga apresentar uma experiência de compra unificada para o consumidor, além de manter os processos internos sempre alinhados.

Nossa dica neste assunto é de que primeiro de tudo o lojista precisa refletir e se decidir se manter múltiplos canais de vendas seria uma estratégia rentável. É importante avaliar que se um canal não proporciona rentabilidade, simplesmente não faz sentido. Se Pinterest, Instagram ou Facebook seriam boas estratégias? Obviamente a resposta é SIM! Todos os maiores canais se vendem e se conseguem rentabilidade na campanha, então parta diretamente para estes grandes canais se seu público alvo se encontram neles.

Veja que há diferencias nos conceitos. Quando falamos em um perfil de empresa multicanal, estamos nos referindo aquelas empresas que atuam de diversas formas com loja física, e-commerce, telemarketing, quiosques e etc. Quando falamos de uma empresa com perfil omnichannel, tratamos de uma espécie de evolução do conceito multicanal, que seria um conceito que se aprofunda nas integrações, ou seja, isso significa que o consumidor comprou um item da loja no quiosque do shopping mas mesmo assim ele pode tratar diretamente com o SAC da loja virtual da empresa para tirar dúvidas, pois qualquer canal atua em sinergia. Se o consumidor navega pela loja virtual e vai na loja física comprar algum produto, o vendedor detém a informação de quais foram as categorias visitadas e marcas.

omnichannel

Esse conceito exige um certo grau de maturidade e planejamento. Para o consumidor, todos os canais em que a empresa aparece são um só. Estes termos omnichannel e multicanal não faz sentido para os consumidores. À medida que o lojista proporciona um novo canal, o consumidor enxerga como a continuação dos outros. A percepção dele é de que cada canal que ele encontra a empresa

Quando este é o cenário da empresa, é praticamente obrigatório integrar a plataforma de e-commerce com os outros canais de venda, proporcionando a conveniência digital que doutrina o consumidor a se acostumar com uma compra intuitiva. Assim, lembre-se de que tudo que acontece na loja deve se tornar um aprendizado sobre como não complicar a vida do consumidor.

Algumas referências como a Apple Store que foi uma das primeiras a apresentar o checkout móvel que na verdade é nada mais que o próprio vendedor da loja portando um iPhone capacitado para concluir a compra do cliente com cartão, evitando filas e proporcionando conveniência. Outro exemplo mais próximo é a Magazine Luiza, que também contam com vendedores equipados com tablets e smartphones.

Click and Collect

Nada mais conveniente nas compras online que esta opção Click and Collect. Muitos dos clientes da Bring já utilizam este recurso, que proporciona a conveniência do consumidor comprar online e retirar a mercadoria na loja. Muitos supermercados também operam desta forma, inclusive com serviço de drive-thru para estes clientes, onde um funcionário coloca o mercadoria no porta-malas do cliente, sem que o cliente tenha alguma burocracia que comprometa seu tempo e disposição.

Mas para estratégias como estas darem certo, a plataforma de e-commerce precisa estar integrada com todo o restante da empresa.

A Bring possui diversas integrações para tornar sua empresa omnichannel. Se você já possui uma estratégia ou se precisa de conselhos sobre os melhores canais para o seu tipo de produto, entre em contato conosco!