Como a Inteligência Artificial pode ajudar a vencer os maiores desafios do Marketing

artificial-intelligence-bring

Quando o assunto é “alavancar os resultados do marketing”, o que não falta são empresas que oferecem soluções e tecnologia que têm essa premissa como foco. A quantidade infinita de possibilidades e ferramentas pode ser a grande responsável por tornar a vida de quem trabalha na área muito mais fácil ou então transformá-la em um grande pesadelo. Não tem muito meio termo, ou é 8 ou 80.

Se, de um lado, a variedade de opções promete tornar a área mais assertiva, prevendo o comportamento do consumidor e antecipando tendências de mercado, por exemplo, do outro, a rotina pode ficar bem mais pesada, com muitos processos e exigir um perfil pra lá de multitasking.  

Afinal, não é fácil gerenciar mais de 20 ferramentas diferentes em busca das metas, né?

O resultado é que muitas vezes um gestor ou mesmo um analista, que deveria estar mais focado na parte estratégica do negócio, acaba lidando com questões 100% operacionais durante grande parte do seu tempo de trabalho.

E aí que a Inteligência Artificial pode ter um papel fundamental, ajudando empresas a lidarem com grandes desafios do marketing moderno. É só com esse empurrãozinho que vai ser possível automatizar processos sem perder a qualidade e ganhar escala de forma sustentável.

Os principais desafios e a Inteligência Artificial

Quem nunca ficou perdido na hora de achar aquelas informações-chave para analisar o desempenho da última campanha que atire a primeira pedra.

Não tem nada pior do que dados espalhados por diferentes plataformas. Por vezes, achar algo muito específico, pode ser pior do que encontrar uma agulha no palheiro.

E sem dados confiáveis e centralizados, os profissionais de marketing podem direcionar o seu foco para ações pouco eficientes e ainda perder muitas oportunidades.

Ter embasamento na hora de argumentar o motivo pelo qual algumas decisões-chave, como a escolha da mensagem principal e do público-alvo de uma campanha, foram tomadas é essencial para conseguir posicionar uma marca do jeito que sempre sonhou.

Sabe o que é o mais espantoso? Mesmo com a tomada aleatória de decisões, os profissionais ainda gastam, em média, mais de três horas a cada semana analisando diferentes fontes de dados.

Quer um ótimo e recorrente exemplo da má centralização e do péssimo uso dos dados? Muitos e-commerces utilizam a segmentação de anúncios para promover um produto que já é visitado pelo consumidor e muitas vezes não “percebem” que o usuário já fez a compra que queria. O resultado é que continuam enviando anúncios irrelevantes, inúteis e irritantes.

Essa é só uma amostra de como centralizar todos os dados em uma interface, tornando cada comunicação com o cliente estratégica e relevante, mesmo quando feita em escala, é essencial. E isso só é possível graças à inteligência artificial.  

Nesse quesito, os players mais bem colocados no mercado são a Salesforce, a Oracle e a Adobe, que já oferecem soluções de ponta a ponta dentro de seus próprios ecossistemas e podem se dar ao luxo de ir adquirindo empresas menores para deixar as suas plataformas ainda mais completas.

Para Stahl, vice-presidente de vendas da Salesforce Marketing Cloud, a inteligência artificial é capaz de potencializar (e muito) os resultados de qualquer campanha.

Para comprovar, ele relata o seguinte caso: os fãs de esportes que faziam parte da base de uma determinada empresa se dividiam em várias categorias. Quando o negócio decidiu segmentá-los explorando esses subgrupos dentro do interesse principal, a taxa de cliques das campanhas aumentou para 20%. A mesma personalização pode ser transferida para o Salesforce Commerce Cloud, onde a plataforma ajudou o departamento comercial a aumentar a receita em 28% e o ticket médio em 11%.

Outro ponto relevante é que a automação de marketing via inteligência artificial melhora a precisão (como você já viu) e reduz a carga de trabalho, permitindo que as equipes sejam mais eficientes e eficazes.

Os algoritmos inteligentes são capazes de mapear padrões indetectáveis aos humanos, segmentar as campanhas de forma microscópica e deslocar o investimento dos anúncios para os alvos com melhor desempenho em tempo real.

Para você ter uma ideia, substituindo a otimização manual pela automação mais inteligente, a RocketFuel conseguiu melhorar as taxas de visualização do YouTube em 25%, reduzindo o tempo de execução em 75%.

Já em uma competição entre a própria RocketFuel e três outros fornecedores, que faziam a otimização manualmente, o resultado também não deixa dúvidas.

A otimização automática, com base em inteligência artificial, superou o custo de aquisição dos concorrentes em 8 vezes.

Inteligência Artificial é a melhor (e talvez única) saída

O Santo Graal para os profissionais de marketing sempre foi a personalização em escala, com custos acessíveis de aquisição de clientes. A inteligência artificial é uma excelente aliada para vencer desafios como a captura e a centralização de dados e centralização, a segmentação assertiva e a automação em escala.

Se você ainda não tem usado este artifício para potencializar os resultados do seu negócio, está na hora de repensar.

Artigo originalmente publicado no Blog da Social Miner: “Como a Inteligência Artificial pode ajudar a vencer os maiores desafios do Marketing.

 

 

Já conhece os recursos da plataforma Bring? A plataforma Magento mais completa do mercado. Saiba mais clicando aqui.