Como escolher sua plataforma de e-commerce

bring commerce

Chegou aquele momento onde você já se decidiu sobre o que fazer com seu sonho de empreender na internet. Aquela oportunidade de ouro, pois de fato é, que tem feito diversos empreendedores lucrarem muito mais que no varejo tradicional e físico. Mesmo em tempos de crise!

Aquela comodidade de comprar sem sair de casa se tornou uma das práticas mais legais e comuns realizadas pelos consumidores. Mas para que tudo isso dê certo e o sucesso seja garantido, é essencial que cada passo seja dado na companhia de um planejamento detalhado de ações. O primeiro deles é a escolha de um sistema para a loja virtual.

Para abrir uma loja virtual há muitas questões a serem observadas e trabalhadas, para que não haja nenhum tipo de problema posterior, tanto para você, quanto para o cliente.

Quando falamos de um sistema de e-­commerce, há vários pontos importantes. É necessário escolher a plataforma adequada ao tipo de comércio, as melhores formas de pagamento e, em alguns casos, o sistema de integração entre loja online e fornecedores. Confira abaixo, algumas dicas matadoras:

Escolhendo a melhor plataforma de e­-commerce

Pode­-se dizer que atualmente o mercado de lojas online vivencia a quarta geração de sistemas de e­-commerce, no que diz respeito às plataformas utilizadas. Além da compra e venda de mercadorias, esses sistemas disponibilizam serviços extras como desenvolvimento logístico, serviços e até mesmo a incorporação direta de agências de marketing digital.

Atualmente, existem três tipos de plataformas no mercado: as gratuitas, personalizadas e as alugadas. Cada uma delas oferece características próprias, ferramentas diferenciadas que ajudam a auxiliar no processo de compra de forma diferente, mas ainda a melhor e mais desejada dessas três opções é a plataforma alugada, o que traz uma melhor comodidade e redução de custos, refletindo numa operação digital mais rentável, escalável e em sinergia com a experiência de compra.

As gratuitas são a primeira opção de qualquer empreendedor, principalmente entre aqueles que estão começando a lidar com o mundo virtual. O motivo é simples, não há custo algum para manter.

Não é necessário ter uma equipe técnica para desenvolver um projeto como este, pois ele já vem pronto. Essa é uma ótima opção para aqueles que não tem muitos recursos disponíveis e desejam alterar apenas o que é essencial, como por exemplo o cabeçalho da página.

Já as desvantagens estão justamente na falta de personalização, pois seu site não irá possuir a possibilidade de otimização de conversão e a velocidade também costuma ser bastante baixa. Sem contar com a falta de suporte técnico e a enorme chance de sua loja acabar se parecendo com centenas de outras lojas, deixando assim de passar credibilidade ou exclusividade.

Como não é personalizável, a plataforma também não permite que aplicativos de segurança diferentes sejam instalados para garantia de um bom serviço.

Se você possui uma equipe disponível para realizar as alterações, atualizações e ajustes necessários, uma plataforma do tipo personalizada pode ser a solução para seus problemas, mas prepare seu bolso e remaneje seu cronograma quando você precisar solicitar uma integração ou uma ferramenta que ainda não tem na plataforma.

Ela é paga, mas oferece a possibilidade de modificação de acordo com as necessidades da empresa. Essa é uma questão importante, pois cada nicho e perfil de consumidor possui características especificas que devem ser levadas em consideração ao montar um ambiente de compra. Mesmo assim em muitos casos, o investimento não vale a pena, pois pelo que acompanhamos do mercado, em uma plataforma de desenvolvimento próprio, algumas solicitações de desenvolvimento de novas ferramentas ou integrações chegam a demorar mais de 6 meses para serem desenvolvidas, testadas, instaladas, configuradas e homologadas, sem contar com o custo elevado que costumam cobrar.

A última e certamente a melhor opção é a plataforma em que o sistema de e­-commerce é alugado e de preferência, a denominada também como Open Source, ou seja, uma plataforma de código aberto e melhor ainda se o sistema se chamar Magento. O investimento é bem menor do que a 100% personalizada, pois além do Magento ser modular, são apenas alguns pontos que possam precisar ser alterados, pois como é uma plataforma onde todos seus módulos são constantemente desenvolvidos por programadores do mundo todo, esta plataforma acabou se tornando a que mais caminha lado a lado com as novas tendências, comportamento e experiências de compras dos usuários, tendo as mais diversificadas ferramentas, integrações e customizações prontas à sua escolha. Nesse modelo, a sua empresa não se preocupa com a configuração do software e com os custos internos de desenvolvimento, manutenção, hospedagem, designer, suporte técnico ou qualquer outro gasto interno que nos outros modelos possuem. E ainda de quebra, você atua em uma plataforma que cresce junto com a sua operação, eliminando uma possível necessidade de troca de plataforma por escassez de recursos.

Qual o melhor sistema de pagamento para e-­commerce

Outro ponto importante no momento de montar uma loja virtual é a escolha dos sistemas de pagamento. Hoje em dia, os dois mais usados são:

  • Gateways de pagamento: Exemplos: iPag**, PagSeguro, PayPal, etc.
  • Integração direta com o adquirente: Exemplos: Stone**, Global Payments**, Cielo e Rede.

A modalidade de sistema conhecida com gateways de pagamento funciona como uma máquina de cartão online, onde você simplesmente digita seus dados para finalizar a compra.

O cliente navega e escolhe a mercadoria que deseja adquirir e, na hora de efetuar o pagamento, seleciona a bandeira e coloca as informações necessárias sobre o cartão de crédito ou débito. O sistema do e-­commerce se comunica com a rede e verifica a disponibilidade de saldo, para finalizar o processo.

Já a integração direta com a adquirente, após selecionar os produtos e fechar a compra, o próprio sistema da loja online verifica se há saldo disponível. A única taxa cobrada é a administrativa das adquirentes, como a Global Payments e Stone, por exemplo. Nesse caso, a cada compra realizada a tarifa é mais barata em relação aos outros sistemas de pagamento, mas o custo total por esse tipo de serviço ao final de um mês, por exemplo, pode ser mais alto. Vale um melhor estudo sobre o assunto.

Integração de sistemas no e-­commerce

Pra deixar sua operação redonda, funcionando direitinho e que você consiga mensurar sua performance, é extremamente importante que cada uma das funções estejam funcionando de forma impecável. Existem alguns sistemas que devem estar integrados, para que enquanto um exerça sua função o outro não tenha problemas para desempenhar uma diferente.

O sistema de um e-­commerce precisa estar ligado principalmente no que diz respeito a alguns pontos de interação. São eles: os sistemas internos (ERP ­ Enterprise Resourse Planning), plataformas e meios de pagamento, sistemas de análise de fraude e segurança do usuário, além da integração das plataformas de interação social como blogs, Facebook, Tiwtter, entre outros.

Todas esses sistemas precisam se tornar um só. Com isso, as vendas também acabam aumentando porque a otimização e conversão acabam crescendo.

Um site bem estruturado e com todas as ferramentas integradas e em seus devidos lugares trazem uma experiência muito boa para o cliente, que acaba se interessando ainda mais pelos produtos. Além disso, o site se torna referência no que diz respeito ao comprometimento, segurança e responsabilidade.

A plataforma Bring oferece o melhor e mais completo sistema Magento e ainda conta com otimizações exclusivas em SEO, ajudando o logista na redução de custos, no crescimento do tráfego da loja e consequentemente no aumento das vendas e na fidelização dos clientes recorrentes.

Empresas multinacionais e líderes de mercado como as esportivas Wilson (USA) e Salomon (França), confiaram suas operações online na plataforma Bring, assim como muitas empresas que precisam de estabilidade, suporte altamente qualificado (ISO 20.000) e escalabilidade, optaram.

Confira nossos planos Start & Premium e entre em contato para solicitar uma proposta.

** Mais indicadas!