Configuração do módulo Google Shopping MagModules

O Google Shopping ajuda as pessoas a encontrar e comparar os produtos que desejam comprar online. Este artigo fornece instruções passo a passo para configurar o Google Shopping para a sua loja Magento.

Configuração Inicial

Acesse o Painel Administrativo da sua loja virtual

Sistema > Configuração > MAGMODULES > Google Shopping

Primeiramente marque a opção “Ativado” como Sim.

1 – Na seção “Google Shopping – Data” você precisará configurar o nome dos atributos dos produtos no qual serão carregados para enviar ao Google Shopping.

Segue abaixo algumas configurações recomendadas:

  • No campo “ID Attribute” selecione o campo que corresponde ao “ID do Produto”.
  • Em “Name Attribute” selecione o campo que corresponde ao “Nome” do produto.
  • Description Attribute” selecione o campo “Descrição”.
  • Default Condition” corresponde à condição do produto “New” (Novo), “Refurbished” (Remodelado) ou “Used” (Usado).
  • No campo “GTIN” utilize o campo com o identificador internacional do produto. Ex. “SKU”. (Veja mais informações sobre o GTIN no fim do tutorial)
  • Brand” corresponde ao fabricante/marca do produto.

 

  • O campo “MPN” é o número que identifica exclusivamente o produto para o fabricante. Ex.: Código EAN.
  • Category” espera o código da categoria especificada pelo Google correspondente à categoria dos produtos. Leia mais clicando aqui e consulte os códigos das categorias.
  • Non Required fields” é possível adicionar atributos que não são obrigatórios, como Cor e Tamanho.

2 – Na seção “Google Shopping – Advanced Options” você deverá configurar os dados complementares do produto sendo eles, Taxas Adicionais, Regras de Preços, Uso dos Identificadores, Envio do Tipo de Produto, Campos Extras, Frete e Envio de Peso.

Em caso de produtos artesanais ou sob encomenda, desabilite o “Identifier Exists” caso seu produto não tenha identificação do fabricante como o GTIN, MPN e Marca.

Aconselhamos deixar a segunda opção (“Activate when less than two.”) selecionada.

3 – Na seção “Google Shopping – Filter Conditions” permite incluir/excluir produtos no Google Shopping a partir de filtros.

Para excluir produtos específicos basta selecionar na aba “Google Shopping” que se encontra na página de edição do produto.

4 – Na seção “Google Shopping – Generation Settings” você deverá fazer a configuração do XML que o Google Shopping importará.

Em “Feed Generation” marque como ativado, escolha um nome para o arquivo (recomendamos utilizar “google-shopping.xml”), no campo limite especifique um número para testes ou coloque 0 para gerar o XML com todos os produtos e abaixo haverá um botão para gerar o XML manualmente. IMPORTANTE: certifique-se de ter salvo as configurações antes de gerar o XML.

Ative o Cron para que o XML seja gerado automaticamente no intervalo de tempo especificado nesta configuração.

Abaixo das configurações do Cron você verá as informações do último XML gerado.

Configuração do Google Shopping no painel do Google Merchant Center

Se você ainda não tem um cadastro, por favor se cadastre no Google Merchant.

Não esqueça de Verificar e Reivindicar a URL. Ao configurar sua conta essa opção deve estar como destacado na imagem a baixo:

depurador-de-feeds

Para configurar o XML que o Google Shopping importará de sua loja vá em Produtos > Feeds e clique em um ícone com um “+” para adicionar um novo feed.

Na primeira etapa é necessário configurar o Feed de acordo com sua necessidade.

Na segunda etapa escolha a opção “Busca Programada” e siga para a próxima parte.

Na última etapa você deverá configurar o Nome do Arquivo, no qual anteriormente recomendamos usar “google-shopping.xml”.

Configure a frequência e a hora que o Google deverá importar o arquivo e por último configure a URL onde o arquivo XML estará. Para verificar a URL abra a configuração do Google Shopping em sua loja, role a página até o fim e você verá “Generated Feeds” contendo as informações do último XML gerado, basta copiar a URL e colar no painel do Google Merchant.

O que é GTIN?

É um identificador único e reconhecido internacionalmente para um produto. Quando um GTIN está disponível, ele aparecerá ao lado do código de barras na embalagem de seu produto ou na capa do livro.

Tipos de GTINs

Os GTINs variam em comprimento, dependendo do tipo de produto e de onde ele será vendido. Estes são os diferentes GTINs que você pode encontrar:

  • UPC (na América do Norte/GTIN-12): número com 12 dígitos (códigos UPC-E com 8 dígitos devem ser convertidos para códigos UPC-A com 12 dígitos)

  • EAN (na Europa/GTIN-13): número com 13 dígitos

  • JAN (no Japão/GTIN-13): número com 8 ou 13 dígitos

  • ISBN (para livros): número com 13 dígitos (valores de ISBN-10 devem ser convertidos para ISBN-13)

  • ITF-14 (para multipacks/GTIN-14): número com 14 dígitos

Como localizar um GTIN

Consulte o código de barras na embalagem do produto ou na capa do livro. Veja um exemplo de código de barras abaixo para saber como o GTIN pode ser exibido em seu produto. Se você não encontrar o GTIN, entre em contato com o fabricante do produto para solicitar o número.

UPC

Este tipo de GTIN é encontrado em produtos vendidos nos EUA. É o número com 12 dígitos abaixo do código de barras:

EAN ou JAN ou ISBN

Este tipo de GTIN é encontrado em produtos vendidos na Europa e no Japão, e em livros vendidos no mundo inteiro. É o número com 13 dígitos abaixo do código de barras:

ITF-14

Este tipo de GTIN é encontrado em produtos vendidos em multipacks, como caixas de papelão para frente. É o número com 14 dígitos abaixo do código de barras:

0