Você sabe o que é um ERP?

E se você pudesse integrar todos os sistemas mais importantes da sua empresa em uma plataforma e ainda automatizar alguns processos, tornando toda a operação mais eficiente e precisa? Bem, essa solução existe e talvez você não tenha ouvido falar dela ainda. Conheça os chamados ERPs.

O termo ERP se refere a Enterprise Resource Planning, traduzindo para Planejamento de Recursos Empresariais. Ok, mas o que é um ERP na prática?

Um ERP é um software que foi criado para gerenciar e automatizar os processos chave de um negócio. Ele permite que a organização use um sistema de aplicações integradas para gerenciar e automatizar tarefas de back-office como emissão de notas, serviço ao cliente e até mesmo recursos humanos.

Os ERPs geralmente são utilizados por companhias de médio-grande porte, por isso caso você tenha/faça parte de uma micro ou pequena empresa, você pode não estar acostumado a ouvir este termo.

Como um ERP ajuda o negócio a escalar?

Os ERPs agregam diversos benefícios para uma organização. Automação, como dito acima, é um dos maiores pontos positivos que um ERP oferece; você pode reduzir a quantidade de trabalho manual e com isso promover um serviço melhor aos colaboradores e até mesmo aos seus clientes.

Produtividade e eficiência em um negócio são conceitos muito importantes nos negócios e a automação proporcionada pelo ERP ajuda a melhor, e muito, estas áreas.

A integração entre os sistemas que compõem a empresa ajudam em uma centralização dos dados de todo o negócio, simplificando o acesso e otimizando o tempo quando for necessário buscar arquivos e dados.

Ultimamente, a competição nos negócios se traduz nos detalhes, e toda a organização que um ERP oferece, confere a empresa maior produtividade e eficiência, que resulta em vantagem perante seus concorrentes.

Preciso de um ERP?

Existem diferentes ERPs em termos de nicho de atuação, funcionalidades, integrações, implementação, etc., e tudo isso deve ser levado em conta ao escolher a solução ideal para seu negócio. Porém, antes disso tudo é necessário entender se você precisa mesmo de um ERP ou se ainda não existe a necessidade de implementar essa solução em seu negócio. 

Caso você e sua empresa estejam sofrendo algumas das situações abaixo, talvez seja uma boa hora para organizar a implementação de um ERP:

  1. Os sistemas de software que você já possui não se comunicam uns com os outros
  2. A gestão financeira fica cada vez mais demorada e complexa
  3. Vendas e atendimento ao cliente estão sofrendo
  4. É difícil analisar os dados sobre sua empresa
  5. Falta de mobilidade no acesso ao software
  6. O gerenciamento de sistemas de TI é cada vez mais demorado e caro

Aqui na Bring e-commerce nossas plataformas são integradas ao sistema de gestão que você precisar, propiciando total controle de estoque, automação no lançamento de notas e melhor organização do seu negócio como um todo.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como nós podemos ajudar você a escalar o seu negócio!