Como se sabe, a Black Friday e o Natal são duas datas de extrema importância para o e-commerce, por se tratarem de datas com uma sazonalidade logística vasta. Nesse período existem diversas promoções, aumento em vendas e grande saída de estoque, por isso é muito importante se planejar estrategicamente e antecipadamente. Mas como?
Vamos lá, a seguir vou dar 5 dicas de organização que podem facilitar os processos nesses períodos mais conturbados no e-commerce.
- QUAL SERÁ A MINHA DEMANDA NESSA ÉPOCA?
Começamos por um ponto que é a dificuldade da maioria dos empreendedores, como prever qual será a demanda nas épocas de mais movimento na loja. Bom, para isso é necessário realizar um estudo de vendas nos meses anteriores, comparar os dados de mercado atual com os dados de meses atrás e planejar.
Mas esse planejamento não é nada fácil, ele se estende do abastecimento de estoque até a capacidade de mão de obra, quantos profissionais minha marca vai ter? Em quais setores devo focar mais? São 3 os setores principais de uma marca, o atendimento, os responsáveis por divulgação e aqueles que cuidam do estoque e logística do negócio.
- SÓ VENDA O QUE TIVER EM ESTOQUE
É muito comum alguns lojistas venderem produtos e solicitar aos fornecedores sob demanda, porém dependendo do seu segmento essa não é uma boa ideia. Por isso é muito importante se planejar e abastecer o estoque da maneira correta. Mas como fazer esse abastecimento?
Bom, para isso é necessário analisar e definir alguns pontos, como: qual o tempo de produção da sua mercadoria, como será feita a logística de entrega, onde vou deixar os meus produtos e por fim, quando e como os produtos serão divulgados
- BUSQUE FORNECEDORES DE CONFIANÇA
A relação entre lojista/ empreendedor e fornecedor é algo fundamental para um negócio dar certo, afinal sem um o outro não trabalha consequentemente.
Por se tratar de uma parceria anual, na maioria das vezes, obter fornecedores de confiança e qualificados é de extrema importância para que seu negócio flua corretamente durante o ano e, principalmente, em épocas sazonais como Black Friday e Natal, que ainda estão por vir. Procure sempre por fornecedores que esse preocupem em oferecer um serviço de qualidade e eficiente.
- SUA ESTRUTURA DEVE ESTAR EM SINTONIA
A estrutura do seu negócio deve estar redonda, desde a equipe responsável pelos departamentos até a logística de entrega dos produtos. Portanto, reforce sua equipe se necessário, contrate profissionais competentes e com isso ofereça ao seu consumidor uma experiência diferenciada em todos os processos de compra. Todos os setores são importantes no processo de compra, mas tenha uma atenção especial com a área de atendimento, essa é uma área essencial para que o mecanismo do seu negócio flua de maneira certa e sucinta.
- VENDI, E AGORA?
O consumidor finalizou a compra, acabou meu trabalho? Não, falta pouco, mas ainda não acabou. O produto tem que ser entregue para o consumidor e isso faz parte de todo o planejamento que havíamos falado, é necessário um empresa qualificada que forneça além de um bom serviço, uma boa experiência ao consumidor.
O seu trabalho não acaba quando você envia o seu produto para o consumidor após a compra, o pós compra é muito importante pois só assim você vai conseguir fidelizar o seu consumidor cada vez mais. Mande algum e-mail agradecendo a compra, uma carta escrita a mão para deixar o consumidor mais próximo da marca ou até disponibilize um cupom de desconto para uma próxima compra.