Como escrever descrições de produtos persuasivas? – Parte – 2

A copy

A copy nada mais é do que a escrita persuasiva que um texto, uma descrição de produto ou um anúncio possui. É um tipo de escrita que trabalha a todo tempo na mente do leitor para que ele tome determinada ação. Em um e-commerce, na maioria das vezes a copy tem o objetivo de convencer o leitor de que aquele produto é o que ele realmente precisa ou deseja em determinada situação.

Como conquistar o coração de qualquer cliente em três etapas

Escrever descrições de produtos para e-commerce envolve muitos aspectos a serem considerados.

Para aqueles que não sabem por onde começar, uma dica seja este simples modelo prático de três etapas:

  • elogie o cliente, mas relacionando o elogio ao produto
  • torne explícito o valor do produto em relação às suas características
  • ofereça uma recomendação em forma de up-sell ou cross-sell

Exemplo: você é uma estrela e nosso porta maquiagem Atomic Brunette irá ajudá-la a arrasar ainda mais no visual. Feito sem crueldade com animais e livre de parabenos, este conjunto é confeccionado com a qualidade sempre em mente. Exiba sua beleza para o mundo e deixe sua impressão com o nosso X Scent!

No entanto, não é obrigatório usar este modelo. Como dito na Parte 1, as descrições dos seus produtos dependerão do seu público. Então, primeiro, escolha a duração e o tom preferidos e comece a escrever um rascunho.

Outra coisa importante é a escolha das palavras. Os profissionais de marketing são conhecidos pelo forte uso de adjetivos como “impressionantes, perfeitos, perfeitos, eficientes” e similares. Felizmente, temos David Ogilvy, também conhecido como “o pai da propaganda”, que apresentou as seguintes palavras em 1963 que ainda funcionam muito bem:

  • De repente
  • Agora
  • Anunciando
  • Apresentando
  • Surpreendente
  • Sensacional
  • Revolucionário
  • Milagre
  • Magia
  • Rápido
  • Pressa

Os componentes de uma cópia de venda

Embora toda descrição de produto seja (ou pelo menos deveria ser) única, as melhores descrições de produtos têm alguns recursos em comum. Você os verá abaixo – e certifique-se de usá-los para cada descrição de produto que você criar.

Dar valor

O valor pode ser visto como habilidade, experiência ou especialização e cada produto que você vende deve oferecer alguma forma de valor.

Roupas, calçados e jóias são frequentemente associados a um certo estilo de vida, e esses produtos oferecem aos compradores a possibilidade de fazerem parte de um certo grupo de pessoas que compartilham o mesmo valor e estilo. Se você vende cursos on-line, oferece às pessoas a compra do conhecimento de alguém ou um “segredo para o sucesso”. Mesmo ao vender um sabonete com aroma de natal, você oferece não apenas uma barra de sabão, mas sim as emoções que ajudam a melhorar a antecipação das festas de fim de ano.

A regra de proposta de valor se aplica a qualquer produto que você venda e sua tarefa é identificar esse valor e representá-lo corretamente.

Conte uma história

As pessoas adoram histórias e essa é uma estratégia infalível. Assim, tente criar uma história ao escrever descrições de produtos.Leia sobre o conceito de Story-telling, é uma habilidade muito usada por redatores para suas campanhas e descrições.

A história pode descrever os benefícios potenciais da compra, enfatizar a experiência de possuir um produto ou retratar o sonho de alguém. Em qualquer um dos casos, uma história cai bem, envolve o cliente e pode se tornar um dos fatores decisivos para a compra.

Eliminar pontos de dor

Qualquer comprador tem uma “dor principal” ou problema que eles precisam resolver. A principal tarefa do seu produto é fornecer uma solução para este problema.

Para apresentar efetivamente essa solução, coloque-se no lugar do cliente e pense no que ele precisa. Isso está relacionado à proposição de valor – ofereça algo que traga valor ao seu cliente.

Torne seu texto escaneável

As longas descrições dos produtos são boas, porém a maioria dos clientes não têm paciência para lê-las do começo ao fim. Há duas coisas que você pode fazer com isso.

Primeiro, forneça uma breve visão geral e uma opção “Leia mais”. Sua visão geral descreve os principais recursos do produto e, se o cliente desejar saber mais, poderá fazê-lo.

Segundo, torne a descrição escaneável. Com isso, queremos dizer que cada parágrafo deve ter um ponto de valor claro que possa ser facilmente identificado se o leitor “bater o olho” na sua copy. Tópicos funcionam muito bem aqui.

Use adjetivos sensoriais

Já mencionamos que a escolha de palavras é importante. Para tornar a cópia mais envolvente, não tenha medo de adicionar adjetivos sensoriais a ela.

O site da Zappos, por exemplo, apresenta muitas descrições de produtos criativos que evocam certos sentimentos com os usuários. Confira como ele descreve um par de sapatos: “dá conforto de pelúcia ao redor de seus pés”. Ao ler, imediatamente o cliente imagina essa sensação e isso não é algo que você esperaria de um calçado, certo?

Apontar benefícios específicos

Ninguém acreditará em você se você disser que seu produto é “a melhor escolha / perfeita / número um”. Mas as pessoas acreditarão se você listar os melhores benefícios do produto e justificá-los.

Faça isso pela abordagem “característica > benefício”. Se você vende sapatos, você pode afirmar que eles são feitos de couro natural (característica) e garantir a durabilidade (benefício). Ao apontar os benefícios específicos, você enfatiza que seu produto é único e tem valores reais.

Ok, entendemos como criar nosso “alvo” da descrição, acabamos de ver o que é e como escrever uma boa copy do nosso produto, e para finalizar, no terceiro e último post desta série sobre “Como escrever descrições de produtos que vendem?”, nós vamos abordar a importância de manter seu texto adequado às melhores práticas de SEO.

Até semana que vem!